Investigadores desenvolveram um aparelho dentário para pessoas que pretendem emagrecer 385

Investigadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, desenvolveram um dispositivo dentário, denominado por DentalSlim Diet Control, para pessoas que pretendem emagrecer.

O estudo, denominado por “An intraoral device for weight loss: initial clinical findings”, é da autoria de Paul Brunton, Jithendra Ratnayake, Jonathan Bodansky, Li Mei, Arthi Veerasamy e Richard Hall.

O DentalSlim Diet Control é um dispositivo intra-oral instalado por um dentista nos dentes superiores e inferiores das costas. Contudo pode ser retirado pela pessoa em caso de emergência e pode ser colocado de novo.

Consiste num sistema metálico que limita a abertura da boca, fazendo com que a pessoa não consiga ingerir alimentos sólidos, obrigando-a a ter uma alimentação à base de líquidos.

Este dispositivo é composto por um íman que prende os dentes molares superiores aos inferiores, limitando a abertura da boca a apenas dois centímetros, mas que permite a liberdade de expressão e não restringe a respiração.

Esta é uma forma de limitar a alimentação dos doentes obesos que desejam emagrecer a partir de uma dieta líquida, nomeadamente para os que “precisam de perder peso antes de se submeterem a uma cirurgia” ou para os “diabéticos que podem iniciar a remissão com a perda de peso”.

Os resultados da investigação foram publicados na revista científica The British Dental Journal, após um estudo realizado em sete mulheres obesas com vontade de emagrecer e que utilizaram o dispositivo durante duas semanas. Após 14 dias, cada uma delas perdeu cerca de seis quilos de peso.

Estas mulheres envolvidas na experiência relataram, no entanto, um enorme desconforto causado pelo atrito do aparelho com as bochechas.

Os investigadores dizem que não foram encontradas, no entanto, efeitos prejudiciais causados pelo aparelho, referindo que esta solução pode ser uma alternativa mais barata e mais segura do que a da cirurgia bariátrica.

Pode consultar o estudo aqui.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa