Investigadora da Universidade do Porto é a melhor da década na área da Obesidade 636

A investigadora Mariana P. Monteiro, professora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e Coordenadora Geral da Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB) da Universidade do Porto, foi considerada a melhor especialista nacional na área da Obesidade entre 2012 e 2022, de acordo com a lista elaborada pela plataforma Expertscape.

A noticia foi avançada pela Universidade do Porto, no seu portal.

O Expertscape, lançado em 2003, é um portal de referência para quem pretende encontrar os médicos e profissionais de saúde mais experientes do mundo em mais de 27 mil tópicos relacionados com as ciências biomédicas.

Os especialistas são classificados de acordo com a qualidade e a quantidade de publicações realizadas nos últimos dez anos, e indexadas na base de dados MEDLINE da National Library of Medicine.

Mariana P. Monteiro licenciou-se em Medicina em 1996, pela Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), tendo concluído a especialidade de Endocrinologia, em 2005, no Centro Hospitalar Universitário do Porto. Doutorou-se em Medicina com a tese intitulada “Mechanisms of gastro-intestinal hormone induced weight loss”, no ICBAS, em 2007.

Mariana Monteiro tem um interesse particular em Obesidade e regulação do apetite, quer na área clínica, quer na área de investigação básica. Durante o internato complementar da especialidade esteve durante um ano no Imperial College em Londres, dirigido por Steve Bloom, uma referência mundial em hormonas gastro-intestinais e regulação do apetite, onde adquiriu experiência em técnicas de investigação básica nesta área.

Atualmente, é coordenadora geral da UMIB, e lidera o grupo de Investigação Endócrina e Metabólica. Mantém ainda a colaboração internacional com o University College of London na qualidade de Honorary Clinical Lecturer e é consultora de endocrinologia no Hospital da Luz Arrábida.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa