“Inspirar o Futuro”. Evento nacional vai debater o papel da Inteligência Artificial na saúde 348

A 2 de dezembro, o Museu do Oriente (Lisboa) vai receber a iniciativa “Inspirar o Futuro — Evento Nacional de Inteligência Artificial na Saúde”, concebido para incentivar um debate público e nacional sobre como a Inteligência Artificial pode melhorar os cuidados de saúde em Portugal.

A reflexão vai juntar decisores públicos, profissionais de saúde, academia, empresas e sociedade civil num diálogo informado e plural. A sessão, promovida pela empresa Viatris, conta ainda com a intervenção do Secretário de Estado para a Digitalização, Bernardo Correia.

O programa já apresentado conta com vários nomes, distribuídos por dois painéis – “IA em Saúde em Portugal: onde estamos e para onde vamos” e “Recomendações e reflexões para uma saúde de futuro” – a que se junta a sessão de abertura com Alberto Navia-Osorio, country manager da Viatris em Portugal, e a intervenção de Ricardo Batista Leite, CEO da Health AI – A Agência para a Inteligência Artificial Responsável na Saúde.

“Este evento é, acima de tudo, um convite à participação: queremos pôr o país a conversar abertamente sobre as oportunidades e os limites da IA em saúde — com transparência, rigor e sentido prático. Debater em público é a melhor forma de construir confiança e de alinhar prioridades entre quem decide, quem cuida, quem inova e quem é cuidado”, afirma Alberto Navia-Osorio, em comunicado.

A Nutrição em Portugal: entre a ambição e a inércia

Ao longo da sessão será partilhada uma síntese de recomendações resultantes de um Think Tank ao longo do último ano — “um ponto de partida para a discussão sobre a implementação de projetos inovadores em áreas como governança de dados, políticas públicas, ética, regulação e literacia”, continua.

Portugal tem condições para liderar uma adoção responsável da IA, mas isso exige um debate público que una ética e regulação, real interoperabilidade de dados, capacitação das equipas e avaliação de impacto. O que propomos aqui é uma conversa com rumo, centrada no que realmente faz diferença para os cidadãos e para o sistema”, acrescenta Alberto Navia-Osorio.

A sessão contará ainda, em primeira mão, com o anúncio do vencedor do Prémio Nacional de IA em Saúde, que pretende estimular propostas concretas capazes de acelerar a implementação de soluções eficazes no sistema de saúde português. Os detalhes sobre o regulamento e as próximas etapas serão comunicados brevemente.

O encontro está aberto a decisores e gestores, profissionais de saúde, investigadores e académicos, startups e empresas, associações de doentes, instituições de saúde e sociedade civil. As inscrições podem ser feitas online, de forma gratuita, aqui.