Fórum do Medicamento promove debate sobre novas oportunidades no acesso a medicamentos 169

Resultados do “Índex Nacional do Acesso ao Medicamento Hospitalar” serão apresentados na 13ª edição

O acesso à inovação terapêutica enfrenta desafios que condicionam a capacidade da mesma servir o seu objetivo fundamental, chegar aos doentes, melhorando a sua sobrevivência e/ou qualidade de vida. Neste âmbito, torna-se relevante perceber que fatores condicionam este acesso e que oportunidades de melhoria existem que o tornem mais célere. É essa discussão que se pretende fomentar a partir da apresentação dos resultados do WAIT Indicator 2020 e da discussão sobre o papel que o “Regulamento Europeu para a Avaliação de Tecnologias de Saúde” pode ter como facilitador desse acesso, na 13ª edição do Fórum do Medicamento, uma iniciativa que terá lugar no dia 19 de novembro, na Academia das Ciências, em Lisboa. Sob o tema “Acesso ao Medicamento: Novas Oportunidades”, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AstraZeneca, convidam a que se faça uma reflexão sobre os modelos de acesso aos medicamentos hospitalares a nível nacional e europeu.

Além da discussão acerca das oportunidades e desafios na decisão de financiamento da inovação, será também realizada a apresentação pública dos resultados do “Índex Nacional de Acesso ao Medicamento Hospitalar 2021”, um estudo promovido pela APAH, em parceria com a Ordem dos Farmacêuticos e com o apoio científico Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, que teve a sua primeira edição em 2019 e que este ano tem como objetivos quantificar analisar o nível de acesso ao medicamento hospitalar, os modelos de gestão que suportam esse acesso, os mecanismos de criação de evidência e de medição de resultados; bem como identificar as barreiras e/ou problemas associados à equidade de acesso, gestão e dispensa do medicamento nas unidades hospitalares do SNS e promover o benchmarking com vista ao desenvolvimento de ações conjuntas e concertadas de melhoria contínua.

À semelhança das edições anteriores, o Fórum do Medicamento terá novamente um formato híbrido, cuja participação presencial está sujeita a uma inscrição prévia com limite de lotação.

Sobre a APAH:
A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) é a organização com maior representatividade dos profissionais com funções de administração e gestão na área da saúde em Portugal. Desde 1981, dedica-se a apoiar os administradores hospitalares no desenvolvimento de elevados padrões de exercício profissional, nos múltiplos contextos organizacionais onde desempenham funções, tendo em vista contribuir para a melhoria do seu desempenho, garantindo a qualidade e excelência dos resultados em saúde em Portugal.

Sobre a AstraZeneca:
A AstraZeneca é uma companhia biofarmacêutica global orientada para a inovação, focada na investigação, no desenvolvimento e na comercialização de medicamentos para o tratamento de várias patologias, em três áreas-terapêuticas principais – Oncologia, Cardiovascular & Doenças Metabólicas e Respiratória. A AstraZeneca atua também, de forma seletiva, na Autoimunidade, Neurociências e Infeção. Opera em mais de 100 países e os seus medicamentos inovadores são utilizados por milhões de pessoas a nível mundial. Para mais informações e conhecer as oportunidades na AZ Portugal visite www.astrazeneca.com e www.astrazeneca.pt.

Envie este conteúdo a outra pessoa