FEPODABES apela: “Neste Natal, DÊ o melhor presente. DÊ sangue” 416

O Natal é conhecido como a época perfeita para dar, receber e, acima de tudo, ajudar quem mais precisa. Como tal, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) acaba de lançar a campanha “Neste Natal, DÊ o melhor presente. DÊ sangue” que consiste na recolha de sangue, entre os dias 21 e 31 de dezembro, no Parque das Nações, em Lisboa.

“Como a federação já tem vindo a alertar, continua a ser necessário reforçar as reservas nacionais de sangue. Neste momento, devido ao gradual regresso à normalidade hospitalar precisamos de contar com a ajuda de todos os portugueses que possam dar sangue. Os centros de recolha estão preparados para receber todos os que queiram ajudar e com as condições de segurança garantidas.”, explica Alberto Mota, presidente da FEPODABES.

A campanha especial de Natal, que arranca já no próximo dia 21 de dezembro, conta com o apoio do Instituto Português de Sangue e Transplantação, do Ministério da Saúde, do Serviço Nacional de Saúde, da Junta de Freguesia do Parque das Nações e da Associação Nacional de Freguesias. As colheitas realizam-se entre as 9h00 e as 13h00 nos dias 24 e 31 de dezembro e entre as 15h00 e as 20h00 nos restantes dias, excluindo o dia de Natal (25), no qual não haverá recolha.

A FEPODABES reforça que mesmo em tempo de pandemia continua a ser seguro doar sangue, uma vez que nos centros de recolha são adotados todos os cuidados necessários para evitar o contágio da COVID-19. Além disso, o processo não demora mais de 30 minutos e consiste na colheita de cerca de 450mL de sangue.

Para saber mais sobre a doação de sangue e o trabalho desenvolvido pela FEPODABES, basta visitar os sites www.fepodabes.pt e www.dador.pt.

Envie este conteúdo a outra pessoa