FCNAUP e Museu Nacional Soares dos Reis assinam protocolo para reforçar papel da Cultura e da Arte 638

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) vão assinar um protocolo – no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro – com o intuito de reforçar o papel da Cultura e da Arte como pilares de investigação e afinidade com a Ciência.

Na sua página de LinkedIn, o diretor da FCNAUP, Pedro Graça, salienta que “a cultura é uma ferramenta que nos ajuda a interpretar o ambiente e a dar sentido à nossa experiência individual e coletiva”.

Neste sentido, o responsável revela que “concordo muito com António Monegal quando diz que ‘Um dos valores fundamentais da cultura é que ela introduz complexidade na nossa vida, dando-nos recursos para compreendermos melhor o que acontece em nosso redor e tornando-nos mais capazes para responder com instrumentos complexos à complexidade da existência. Não é garantido que, por isso, sejamos mais felizes ou melhores, porque a cultura pode ser edificante ou perturbadora'”

Para celebrar a colaboração entre as duas instituições, assente numa visão comum de serviço público e responsabilidade social, de acordo com o site da FCNAUP, a sua comunidade académica é convidada a visitar o museu gratuitamente ao longo de todo o dia.

Às 15h30, terá lugar a visita especial ‘Alimentação e Arte no Museu Nacional Soares dos Reis’, orientada pela Gestora da Coleção de Pintura do MNSR, Ana Nascimento e por Pedro Graça.

A participação nas atividades é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia.

Visita – Inscrições abertas até ser atingido o número máximo de participantes (20 vagas).

Dia Aberto FCNAUP – Inscrições até 15 de outubro.