Farinha sem glúten contaminada leva ARAE a ordenar retirada do mercado na Madeira 815

A Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE) da Madeira detetou a presença de contaminantes numa mistura de farinhas sem glúten da marca Dr. Schär, alertando para a retirada do produto do mercado, foi hoje anunciado.

“Foi detetada a presença de alcaloides tropânicos — nomeadamente atropina e escopolamina — em níveis superiores aos legalmente permitidos em lotes específicos do produto “BROT – MIX DUNKEL”, uma mistura de farinhas sem glúten para pão da marca Dr. Schär, originária de Itália”, lê-se numa nota da Secretaria Regional de Economia, a que a Lusa teve acesso.

Segundo a tutela, “a situação foi identificada no âmbito do Sistema de Alerta Rápido para Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais (RASFF), através da notificação n.º 765727, com a referência 2025.3911”.

Na Madeira, a retirada do mercado aplica-se apenas aos lotes de produto de um quilograma 141025C e 130226D.

Rotulagem frontal, marketing social e nutricionistas: O futuro alimentar faz-se com diálogo

“A presença destes alcaloides — compostos tóxicos em determinadas concentrações — constitui uma violação do Regulamento (UE) 2023/915, que estabelece os teores máximos admissíveis de certos contaminantes nos géneros alimentícios”, refere a Secretaria Regional.

A ARAE recomenda aos consumidores que possuam embalagens com algum destes dois lotes que não consumam o produto e contactem o ponto de venda onde o adquiriram.