Estudo: sistemas nervoso e imunitário têm solução para manter o peso 292

De acordo com um estudo, publicado na revista científica Nature, o sistema nervoso trabalha em conjunto com o imunológico, para manter o peso.

O trabalho, denominado por “Neuro-mesenchymal units control ILC2 and obesity via a brain–adipose circuit“, é da autoria de Filipa Cardoso, Roel G. J. Klein Wolterink, Cristina Godinho-Silva, Rita G. Domingues, Hélder Ribeiro, Joaquim Alves da Silva, Inês Mahú, Ana I. Domingos e Henrique Veiga-Fernandes.

Numa experiência com ratos, os investigadores portugueses concluíram que as células do sistema nervoso comunicam com as células do sistema imunológico, presentes no tecido adiposo: células linfoides inatas do tipo 2 (ILC2).

A comunicação entre os sistemas segue uma voz de comando, dada numa região do cérebro central – núcleo paraventricular do hipotálamo -, que controla o metabolismo, a reprodução e funções cardiovasculares.

Esta comunicação é feita através do envio de sinais neurológicos para as células mesenquimais, que posteriormente reencaminha para as ILC2.

Pode consultar o artigo aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa