Estudo: Obesidade pode aumentar a resistência à ação da insulina 0 48

 

 

17 de outubro de 2018

Uma dieta rica em gordura aumenta a resistência à ação da insulina, potencializando o risco associado a pacientes com diabetes tipo 2, conclui um estudo desenvolvido por investigadoras da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde – CINTESIS.

De acordo com as investigadoras responsáveis por este estudo, que hoje foi apresentado no Porto, «uma dieta rica em gordura pode conduzir a uma alteração da flora intestinal e à forma como esta se relaciona com o metabolismo».

De acordo com Eva Lau, endocrinologista do Centro Hospitalar do Porto e investigadora da Faculdade Medicina da Universidade do Porto, e Cláudia Marques, do CINTESIS/NOVA Medical School, «várias doenças e mecanismos fisiológicos estão diretamente associados à perturbação do equilíbrio da microflora intestinal – também designada como microbiota».

As investigadoras analisaram a forma como uma dieta rica em gordura pode influenciar a microbiota e as consequências que podem surgir dessas alterações, com o objetivo de, no futuro, obterem novas abordagens terapêuticas.

Assim, foi possível concluir que, quando comparadas com dietas regulares, estas podem conduzir «a um aumento de reações inflamatórias e, ainda, a uma resistência à ação de insulina, aumentando, assim, o risco associado a pacientes com diabetes tipo 2».

«Trata-se de uma interação complexa que, quando corretamente explorada, nos permitirá moldar a forma como os tratamentos são administrados, especialmente em casos de obesidade e distúrbios metabólicos», explicam à agência “Lusa”, salientando o facto de vivermos numa era em que se registam «aumentos significativos nos níveis de obesidade e de distúrbios metabólico».

Os resultados deste estudo, que foi coordenado pela investigadora Conceição Calhau (CINTESIS/NOVA Medical School), foram Apresentados na 10.ª edição do Simpósio em Metabolismo, uma iniciativa promovida pelo departamento de Biomedicina da FMUP que visa promover a troca de conhecimento entre os vários participantes.

Envie este conteúdo a outra pessoa