Estudantes desenvolveram filtro que remove o chumbo da água da torneira 605

Um grupo de estudantes do ensino secundário, liderado por Rebecca Bushway, professora de ciências na Barrie Middle and Upper School, em Silver Spring, Maryland, concebeu um novo filtro que elimina o chumbo da água da torneira.

O trabalho foi apresentado na reunião da American Chemical Society (ACS), que se realizou entre os dias 20 e 24 de Março.

A ideia nasceu depois de Rebecca Bushway ter visto um vídeo de uma mulher no Michigan, que abriu a torneira de casa, libertando um fluxo de água visivelmente castanho, com metais dissolvidos provenientes dos canos da sua casa.

A professora perguntou aos alunos se podiam inventar um filtro, de baixo custo, que removesse o chumbo da água. Os estudantes procederam à apresentação de desenhos e ideias para o dispositivo.

Quando regressaram às aulas presenciais imprimiram em 3D um protótipo de plástico biodegradável.

O filtro produzido tem 76mm e parafusos na extremidade de uma torneira. Usa uma mistura de fosfato de cálcio e iodeto de potássio em pó, contida dentro de uma série de estruturas hexagonais através das quais a água desce em espiral.

À medida que a água com chumbo flui através do dispositivo, o chumbo liga-se ao fosfato de cálcio, resultando na formação de fosfato de chumbo, libertando cálcio.

Uma tela de nylon no fundo do filtro aprisiona o fosfato de chumbo, que é um sólido inativo. O cálcio, que é inofensivo para o consumo, passa através dele.

Uma vez consumido o fosfato de cálcio, o chumbo dissolvido na água reage com o iodeto de potássio, fazendo com que a água fique amarela, que permite às pessoas perceberem que o filtro já não está a funcionar, e precisa de ser substituído.

 

 

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa