Educação para a cidadania deve reforçar a alimentação saudável, defende ON 726

A Ordem dos Nutricionistas (ON) apresentou hoje um conjunto de contributos com vista a reforçar a presença da alimentação saudável na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Após análise do documento em consulta pública, a ON considera-o “adequadamente estruturado entre os vários conceitos e dimensões da educação para a cidadania”, mas entende que “beneficiaria de uma valorização mais clara da alimentação saudável enquanto determinante fundamental para a promoção e manutenção da saúde ao longo do ciclo de vida” – a escola é “um local privilegiado para a modulação dos hábitos alimentares”.

Neste sentido, a Ordem apresenta um conjunto de propostas a ter em conta pelo Governo, a começar pelo reforço do papel da alimentação na construção da cidadania, pela valorização da literacia alimentar na dimensão “Saúde” e pela promoção da articulação entre alimentação, sustentabilidade e justiça social.

No documento, apela-se ainda à articulação entre a literacia financeira e a alimentação saudável, à abordagem das desigualdades alimentares no contexto dos Direitos Humanos e Pluralismo e Diversidade Cultural e também o apoio à capacitação dos docentes nesta área, com a ajuda de nutricionistas.

Transversalidade a todos os níveis de ensino

A ON alerta igualmente para a escassa valorização da alimentação saudável na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, limitada às Aprendizagens Essenciais do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

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Para colmatar esta lacuna, propõe a integração transversal da literacia alimentar em todos os níveis de ensino, a promoção de competências para escolhas alimentares conscientes e sustentáveis, uma abordagem positiva que valorize o prazer de comer e combata a desinformação, e ainda a prevenção de distúrbios alimentares, com foco na imagem corporal positiva, autoestima e pensamento crítico face às pressões sociais e mediáticas.

Mais ainda, a ON defende que a alimentação saudável deve ser abordada como um contributo transversal e estruturante para o desenvolvimento das competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. É neste sentido que apresenta um conjunto de valências que passam, por exemplo, pelo raciocínio e resolução de problemas e pelo saber científico, técnico e tecnológico, entre outras.

Aceda ao documento completo, assinado pela bastonária Liliana Sousa, aqui.