DGS abre concurso público para a realização de novo Inquérito 1723

A Direção-Geral da Saúde (DGS) abriu no passado dia 4 de dezembro um concurso público para a realização de um novo “Inquérito Nacional Alimentar e de Atividade Física”, com o objetivo de permitir uma análise dos atuais hábitos alimentares e de atividade física dos portugueses.

De acordo com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), promotor da iniciativa ao lado do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF), os resultados deste inquérito “permitirão realizar um diagnóstico, definir prioridades em saúde e identificar intervenções orientadas para dar resposta aos principais problemas de saúde identificados, bem como avaliar as medidas já implementadas”.

De forma a definir as políticas públicas necessárias, recorre-se à “recolha de informação de forma regular na área da alimentação e atividade física, com metodologias validadas e comparáveis a nível internacional e em amostras representativas da população portuguesa que contemplem os vários subgrupos”.

Os dados ganham “uma especial importância devido às alterações estruturais que a população portuguesa atravessou nos últimos anos, tais como a pandemia, digitalização, inflação, conflitos geopolíticos e alterações demográficas”. Estes fatores, refere, podem influenciar os seus hábitos alimentares e de atividade física.

Esta será a terceira vez que em Portugal se realiza um inquérito do género, depois das edições de 1980 e de 2015/2016. Saiba mais sobre o anúncio de procedimento, publicado em Diário da República e na Plataforma de Compras Públicas Vortal.

Envie este conteúdo a outra pessoa