Curso “Aconselhamento de atividade física em diabetes” 119

APDP promove formação inovadora para profissionais de saúde na área do aconselhamento de atividade física
16 de outubro | 09h00 às 13h00 | Formação Online

Lisboa, 8 de outubro, 2020 – A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) aposta na formação a profissionais de saúde na área da Diabetes e, no dia 16 de outubro, vai realizar o curso “Aconselhamento de Atividade Física em Diabetes” com as fisiologistas do exercício Sandra Martins e Ana Rodrigues. Esta é uma formação única na área do aconselhamento de atividade física em diabetes, para profissionais de saúde, destinada a médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica.

“A adoção de um estilo de vida ativo que inclua a realização regular de atividade física, de acordo com as recomendações internacionais para o tratamento da Diabetes, é benéfico para a aptidão física, mobilidade e otimização da terapêutica da pessoa com diabetes. O exercício é uma forma eficaz de melhorar o efeito da insulina, controlar os níveis de glicemia e consequentemente, de prevenir complicações.” refere Ana Rodrigues, fisiologista do exercício e formadora do curso.
Sandra Martins, fisiologista do exercício e coordenadora do curso acrescenta que “a atividade física adequada (tendo em conta o tipo, intensidade, duração e frequência) pode promover uma adequada compensação da diabetes, prevenir fatores de risco cardiovascular, de doença renal e neurológica, bem como melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida, entre outros benefícios Contudo, para além de ser fisicamente ativo, também é importante gerir o tempo passado em comportamentos sedentários, devido ao efeito independente que estes têm sobre diversos indicadores de saúde e de bem-estar presentes na diabetes.”

Relativamente aos objetivos do curso, pretende-se que os formandos sejam capazes de:
• Aprofundar conhecimentos sobre a importância da atividade física e do comportamento sedentário na terapêutica da diabetes;
• Reconhecer instrumentos de avaliação da atividade física e dos comportamentos sedentários;
• Identificar a dose de atividade física adequada à pessoa com diabetes;
• Propor estratégias para a adequação dos comportamentos sedentários;
• Melhorar competências quanto aos aspetos gerais do aconselhamento para a atividade física e comportamento sedentário.

João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP, acrescenta que “considerando a necessidade de formação relativamente à atividade física dos profissionais de saúde na área da Diabetes, o curso de “Aconselhamento de Atividade Física em Diabetes” é uma oferta de formação única no país e pretende promover competências que facilitem a adoção de um estilo de vida saudável pela pessoa com Diabetes, integrando e articulando a atividade física com outras componentes da intervenção terapêutica. Esta é mais uma ferramenta promotora da educação e formação dos nossos profissionais de saúde.”
Para saber mais sobre o curso “Aconselhamento de Atividade Física em Diabetes” clique aqui ou envie e-mail para cursos@apdp.pt.

Sobre a APDP
Fundada em 1926, a APDP é a associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo. Com cerca de 15 mil associados, desenvolve a sua atividade na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com esta doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes enquanto elementos ativos na sociedade. A APDP tem sido pioneira na prevenção, na educação e no acompanhamento personalizado. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento são os seus principais objetivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes.

Envie este conteúdo a outra pessoa