Convenção Nacional de Saúde prepara ferramenta para Avaliação Anual da Saúde 1107

A Convenção Nacional de Saúde está a preparar uma ferramenta inovadora de avaliação quantitativa e qualitativa do Sistema de Saúde em Portugal – “Avaliação Anual da Saúde”, refere aquele entidade em comunicado, que adianta que este instrumento pretende auxiliar o Governo a identificar as fragilidades e forças do Sistema de Saúde.

“Queremos que esta avaliação contribua de forma positiva e construtiva para o desenvolvimento de um melhor Sistema de Saúde em Portugal”, disse Eurico Castro Alves, Presidente da Convenção Nacional de Saúde no momento em que anunciou esta iniciativa pioneira, durante a conferência “Saúde | Prioridades para a Legislatura 2022-2026”, realizada a 20 de abril, no auditório da Ordem dos Médicos, em Lisboa.

A Avaliação Anual da Saúde deverá ser apresentada ainda este ano e os primeiros resultados serão conhecidos em 2023.  “A ferramenta terá um carácter muito objetivo, com métricas de avaliação nacionais e europeias, uma periodicidade anual e perspetiva sistémica”, esclareceu Eurico Castro Alves. Entre elas está a informação do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde, disponibilizado pela Entidade Reguladora da Saúde.

Com a chancela da Convenção Nacional de Saúde, este mecanismo está a ser definido por uma equipa consultores que envolve médicos, economistas, juristas e matemáticos e terá como princípios orientadores “a pessoa no centro do sistema de saúde, o valor da saúde e a promoção da saúde e do bem-estar”.

Para Eurico Castro Alves, Presidente da Convenção Nacional da Saúde, estes três vectores “são transversais à prevenção, ao diagnóstico, que se quer atempado, bem como ao tratamento com as mais recentes tecnologias e terapêuticas médicas”.

Envie este conteúdo a outra pessoa