Consumo de torradas acelera envelhecimento 757

12 de Janeiro de 2016

O consumo de torradas pode acelerar o processo de envelhecimento da pele, explica a investigadora do Instituto de Investigação em Ciências da Alimentação.

De acordo com a bioquímica María Dolores del Castillo, quando ingerimos torradas ficamos perante uma reação química chamada glicação, que dá lugar a produtos tóxicos que, dentro do organismo, originam um processo de envelhecimento acelerado, chamado glicotoxina.

A glicação ocorre quando uma molécula de glicose (como o açúcar) se une a uma molécula de proteína, junção que acelera as reações químicas (criadas dentro ou fora do organismo) e que dá origem ao AGE, um processo de envelhecimento chamado Advanced Glycation End Productos (Produtos Finais da Glicação Avançada, mas cientificamente denominado de glicotoxina).

Este processo tem um impacto negativo direto no colagénio, fundamental para a elasticidade da pele e agrava-se quando se deixa torrar demasiado o alimento.

A especialista revela que este processo químico das torradas pode ainda provocar alguns problemas de saúde como a diabetes e situações cardiovasculares adversas, avançou o “Notícias ao Minuto”.

Envie este conteúdo a outra pessoa