A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) abriu recentemente um procedimento concursal comum para ocupação de um posto de trabalho para a carreira de técnico superior na área da dietética e nutrição.
O Aviso n.º 22618/2025/2, publicado em Diário da República no dia 11 de setembro, encontra-se em vigor por 10 dias úteis, “a contar da data da publicação do aviso”.
Os candidatos devem “deter Licenciatura na área de Dietética e Nutrição, Ciências da Nutrição ou Dietética“, não sendo permitida “a substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissional”. É ainda exigida a inscrição válida na Ordem dos Nutricionistas.
No que à caracterização de funções diz respeito, a CIMBAL destaca a participação ativa, “através de análise e colaboração de pareceres técnicos, na implementação e monitorização das refeições escolares, visando garantir hábitos alimentares saudáveis entre crianças e jovens”, bem como “colaborar na elaboração das especificações técnicas necessárias à elaboração dos processos de concursos intermunicipais para fornecimento de refeições escolares ou produtos alimentares”.
São igualmente elencadas “funções consultivas e técnicas de apoio ao secretariado intermunicipal, realizar o controlo de qualidade dos alimentos nos refeitórios escolares sob responsabilidade dos Municípios associados, desenvolver e examinar produtos que possam ser utilizados na alimentação fornecida nos refeitórios escolares“. Tal como “apresentar propostas sobre planeamento, organização, supervisão e avaliação dos serviços de alimentação e nutrição nos refeitórios escolares”.
VS-NSE terá zona de rastreios, avaliação nutricional e fitness
Finalmente, o profissional escolhido vai “integrar equipas multidisciplinares sob a responsabilidade da CIMBAL que se destinem à identificação, estudo e abordagem de situações relacionadas com a promoção da alimentação saudável e equilibrada e educação alimentar”. Participará ainda “no planeamento, implementação, gestão e avaliação de programas de intervenção intermunicipal na área da alimentação e nutrição”.
Saiba mais acerca da “Abertura de procedimento concursal comum na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para um posto de trabalho de técnico superior ― área de dietética e nutrição”, aqui.




