
No Congresso Europeu de Nutrição Materno-Infantil (CEuNMI), a 25 de outubro de 2024, Elaine de Pádua deixou algumas dicas sobre carreira e empreendedorismo na nutrição.
“Hoje, mais do que nunca, o sucesso de um profissional da área da saúde vai além do consultório. Ele está diretamente ligado à forma como se comunica e à imagem que projeta”, introduziu a nutricionista. “A comunicação ética embasada é essencial para transmitir conhecimento de forma acessível e confiável, ocupando o espaço que, muitas vezes, é preenchido por influenciadores que promovem conteúdo superficial e sem base científica”, anotou.
Na palestra ‘Ser comunicadora na nutrição materno-infantil: os caminhos éticos’, falando por experiência própria, divulgou que a atuação da simultaneamente nutricionista, empresária e comunicadora engloba diversas tarefas, entre as quais: prática clínica; ensino; mentoria e produtos; comunicação verbal e não verbal; marketing; comunicação na imprensa; uso de ferramentas de inteligência artificial; networking.
Depois de deixar alguns conselhos sobre qual deve ser o posicionamento nas redes sociais, sublinhando a importância de definir objetivos, desenhar uma estratégia para alcançar esses objetivos e construir uma identidade visual forte e coerente, Elaine de Pádua focou-se na comunicação verbal e não verbal. “A linguagem verbal deve ser clara, acessível e rica em conhecimento”, mencionou, sem esquecer que a adaptação da mensagem é um aspeto fundamental.
Já na comunicação não verbal, o profissional de saúde deve expressar empatia, acolhimento e confiança. “A escolha consciente do vestuário enriquece a interação e fortalece a confiança. Vestir-se de forma intencional transmite profissionalismo e autenticidade, criando um ambiente acolhedor”, assinalou. Por outro lado, “através de gestos, expressões faciais e postura, transmite segurança e cuidado, tornando cada interação com o seu público e pacientes uma experiência humana e inspiradora”.
“Uma conexão global para nutrir gerações” é um dos artigos de cobertura da última edição da revista VIVER SAUDÁVEL, afeta aos meses de janeiro e fevereiro, brevemente disponível.