Catálogo Português de Nutrição V3.0 em consulta pública 561

Encontra-se aberta a consulta pública ao documento que será a 3ª versão do Catálogo Português de Nutrição (CPN).

O documento está acessível online, no portal do Centro de Terminologias Clínicas, até ao dia 25 de dezembro de 2021.

“O CPN é um Catálogo Semântico da Saúde do Centro de Terminologias Clínicas (CTC) que pretende estabelecer uma estrutura única e normalizada para o registo de termos na área da nutrição, em particular de termos relativos à avaliação, diagnóstico e intervenção nutricional, nas aplicações informáticas do Sistema de Saúde em Portugal”, explica o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação (PNPAS), no seu portal.

O CPN permite codificar as observações/achados, o diagnóstico, os procedimentos e intervenções realizadas ou a realizar no âmbito da prestação de cuidados nutricionais.

Este processo de codificação é importante para possibilitar a identificação de problemas nutricionais nos sistemas de informação em saúde e consequentemente para a sua caracterização e análise.

O CPN foi lançado pela primeira vez em 2016 e a primeira versão do catálogo foi desenvolvida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e pela Ordem dos Nutricionistas (ON), com o contributo da Direção-Geral da Saúde (DGS). Atualmente o Catálogo Português de Nutrição é propriedade do PNPAS.

Para ajudar neste processo de consulta pública, o PNPAS desenvolveu um documento de apoio que tem como objetivo apresentar o racional que foi utilizado para o desenvolvimento da 3ª versão do CPN, enquadrar os termos que compõem este catálogo no modelo de prestação de cuidados nutricionais e seus domínios de informação e ainda fomentar boas práticas de implementação do CPN V3.0 pelos sistemas de informação do Sistema de Saúde em Portugal, bem como pelos profissionais no contexto do registo clínico.

Para mais informações, consulte aqui.

Pode consultar o CPN aqui.

Pode consultar o documento de apoio do PNPAS aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa