Catálogo Português de Nutrição e Documento de apoio ao CPN divulgados 668

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direção Geral da Saúde, divulgou a versão 3.0 do Catálogo Português de Nutrição (CPN V3.0), publicada pelo Centro de Terminologias Clínicas (CTC), assim como o Documento de apoio ao CPN que pretende enquadrar os termos técnicos que compõem este catálogo no modelo de prestação de cuidados nutricionais e fomentar boas práticas de implementação do CPN V3.0 pelos sistemas de informação do Sistema de Saúde em Portugal, bem como pelos profissionais no contexto do registo clínico.

Sem conhecimento profundo da terminologia e uniformização da linguagem técnica não existe boa prática profissional.

O Catálogo Português da Nutrição (CPN) foi criado com o intuito de harmonizar a utilização de terminologias clínicas para registo de informação nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e também de todo o Sistema de Saúde, pretende-se melhorar a qualidade de todo o sistema de informação.

O CPN permite codificar as observações/achados, o diagnóstico, os procedimentos e intervenções realizadas ou a realizar no âmbito da prestação de cuidados nutricionais. O processo de codificação é também de extrema importância para possibilitar a identificação de problemas nutricionais nos sistemas de informação em saúde e consequentemente para a sua caracterização e análise.

À semelhança de todos os Catálogos Semânticos da Saúde, o CPN utiliza a terminologia clínica internacional do Sistema de Codificação SNOMED CT. Contudo, o CPN 3.0 não integra ainda a totalidade dos termos com relevância para a área da prestação de cuidados nutricionais.

Consulte aqui o Catálogo Português de Nutrição V3.0 e o Documento de Apoio ao Catálogo Português de Nutrição (CPN V3.0).

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa