Cardiologistas reúnem-se para debater conhecimentos sobre angioplastia com balão com fármaco 861

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover a iniciativa formativa Day at the Cath Lab (D@CL), que realizar-se-á no próximo dia 16 de fevereiro, na Unidade Local de Saúde de Santa Maria (Hospital de Santa Maria), subordinada ao tema “Angioplastia com balão com fármaco”. Esta ação tem como principais objetivos debater e consolidar conhecimentos sobre o tratamento através de angioplastia com balão com fármaco na prática clínica.

De acordo com Pedro Pinto Cardoso, Assistente Hospitalar Graduado de Cardiologia e Coordenador da Unidade de Cardiologia de Intervenção da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, “o tratamento através de angioplastia com balão com fármaco oferece uma alternativa que permite tratar um maior número de doentes que surgem com doença complexa. Com esta ação pretendemos abordar a evidência relativamente aos resultados desta técnica, mecanismos envolvidos, diferenças entre os dispositivos, nomeadamente entre os balões com paclitaxel e com sirolimus, e promover a discussão de casos clínicos”.

“Os balões com fármaco são uma terceira alternativa de angioplastia permitindo baixas taxas de restenose sem a implantação de stents, sem o problema de impedirem em alguns casos uma solução cirúrgica futura, permitindo o tratamento de vasos de pequeno calibre e as bifurcações, com a utilização de menos metal e uma técnica menos complexa”, acrescenta o médico cardiologista.

David Neves, membro da Direção da APIC, promotora da iniciativa, explica que “o D@CL pretende promover ações de formação práticas e dinâmicas, com o objetivo de adquirir ou partilhar conhecimento em procedimentos inovadores e complexos. É uma iniciativa que também permite aos cardiologistas de intervenção conhecerem o dia a dia de uma Unidade de Hemodinâmica do país, num ambiente informal, hands on e de proximidade.”

Envie este conteúdo a outra pessoa