
Atualmente, a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) conta com quatro nutricionistas integradas nos seus quadros, sendo que uma delas exerce funções de chefia. Todas estão afetas à Divisão de Gestão da Rede Escolar (DGRE) e atuam, essencialmente, na área da alimentação em meio escolar, contribuindo para a promoção de estilos de vida mais saudáveis, conscientes e sustentáveis. Um trabalho muitas vezes invisível, mas que tem reflexos na vida das crianças e das famílias.
Nutrição com voz no futuro das autarquias
Passados quase 20 anos ao serviço da CMM, “o balanço é, sem dúvida, muito positivo”, comenta Joana Aguiar, nutricionista e chefe da DGRE. “É com satisfação que verifico que o trabalho realizado tem tido impacto na comunidade, e que a nutrição é hoje uma área valorizada e integrada na Estratégia Municipal de Saúde“, congratula.
“Iniciei as minhas funções na CMM numa altura em que éramos poucos nutricionistas a ocupar lugares no sector público local. Felizmente, esta autarquia foi pioneira ao reconhecer o valor e o impacto que a nossa intervenção poderia ter na comunidade“, recorda. Desde então, “a equipa cresceu, ganhou visibilidade e consolidou um papel fundamental na promoção da saúde pública, alimentação escolar, segurança alimentar e políticas alimentares”.
“Hoje, é gratificante ver cada vez mais colegas a integrar as câmaras municipais, contribuindo decisivamente para o bem-estar das populações“, elogia. Mas nem tudo está conquistado: “A inexistência de uma carreira de técnico superior de saúde no sector autárquico, o desconhecimento sobre a importância da atuação do nutricionista em contexto municipal ou a sobrevalorização da nutrição clínica em detrimento das restantes áreas de intervenção são obstáculos reais com os quais nos confrontamos”.
Apesar disso, deixa uma nota de confiança e de apelo aos colegas de profissão: “Partilho esta reflexão com a convicção de que, unidos, com profissionalismo e coragem, podemos ocupar os espaços que nos pertencem por direito. A nutrição tem muito a oferecer à gestão pública, e nós temos um papel fundamental na construção de um futuro mais saudável, justo e sustentável para todos”.
Joana Aguiar conta com o apoio das nutricionistas Mafalda Sofia Pereira, Catarina Pinto Coelho e Liliane Lobato na Divisão de Gestão da Rede Escolar da Câmara Municipal de Matosinhos.
Parte do artigo “Nutricionistas: a força invisível por trás de uma geração mais saudável”, publicado na edição #97 da revista VIVER SAUDÁVEL (setembro-outubro, 2025).




