“Batalha Saudável” permitiu reduzir excesso de peso nas crianças do concelho 0 185


26 de setembro de 2018

O projeto “Batalha Saudável”, adotado no concelho da Batalha há dois anos em todas as escolas básicas e jardins-de-infância da rede pública, permitiu reduzir o excesso de peso nas crianças, anunciou a autarquia.

«Após a sistematização da recolha de dados relativos à composição corporal dos alunos, recorrendo à medição do peso, altura e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), através das Curvas de Crescimento da Organização Mundial da Saúde», verifica-se «uma redução de 7% dos casos de obesidade no pré-escolar, aumentando esse valor para 7,2% junto dos alunos do 1.º ciclo».

O projeto, que envolve mais de 750 alunos, «recorre a uma nutricionista, que procede ao levantamento e à classificação do estado nutricional dos alunos do concelho da Batalha».

A especialista realiza ainda ações de promoção junto deste público, transmitindo «conhecimentos sobre a importância de uma alimentação saudável e diversificada».

«A redução do número de casos em que o excesso de peso nas crianças é prevalente, justifica a continuidade deste projeto no ano letivo que agora iniciou, reforçando por esta via as ações de sensibilização junto dos alunos e dos encarregados de educação para as vantagens de uma alimentação saudável», adiantou a autarquia à agência “Lusa”.

O presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, considerou que os dados agora conhecidos «confirmam que a prevenção é mesmo a melhor resposta a este problema complexo que é a obesidade infantil».

O Município recordou que uma em cada três crianças portuguesas apresenta excesso de peso, uma tendência que para os especialistas em saúde pública vai intensificar-se nos próximos anos.

Envie este conteúdo a outra pessoa