Aulas de Nutrição gratuitas e abertas à comunidade na NOVA Medical School 1430

A NOVA Medical School anunciou um conjunto de seis aulas abertas à comunidade e a profissionais de saúde.

Em comunicado, a instituição de ensino explica que três das aulas, com entrada gratuita e aberta, serão dirigidas a toda a comunidade. No âmbito da Licenciatura em Ciências da Nutrição, os momentos formativos dizem respeito a temas relacionados com a área e constituem uma forma de “intervir pragmaticamente na sociedade, como veículo para a transferência de competências da academia para a vida real das pessoas”.

A primeira sessão vai ter lugar no dia 20 de fevereiro, entre as 9h30 e as 10h20, e terá como tema a “Introdução à Nutrição Comunitária”. Durante esta aula, “os participantes vão poder compreender como as escolhas alimentares individuais influenciam não apenas a saúde pessoal, mas também o bem-estar da comunidade”. Catarina Roquette Durão será a responsável pela aula.

No dia seguinte, 21 de fevereiro, “serão desmistificados os rótulos das embalagens para uma melhor compreensão dos alimentos e do seu valor nutricional, ajudando a escolhas conscientes para uma dieta equilibrada”. Lecionada por Cláudia Marques, a aula sobre “Rotulagem” vai decorrer entre as 10h30 e as 11h20, num formato presencial.

A terceira aula versará sobre os “Princípios de epidemiologia nutricional”, “como uma ciência básica da nutrição comunitária e saúde pública” e decorre a 5 de março, a partir das 9h30.

“A NOVA Medical School como escola médica assume o seu papel na sociedade no que toca à transformação do ecossistema de saúde. Tem vindo a reforçar este compromisso, assente num dos pilares fundamentais da instituição – a extensão à comunidade, com o propósito de aumentar a literacia em saúde”, refere Conceição Calhau, subdiretora para a Extensão à comunidade e coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição.

“Uma vez que hábitos alimentares inadequados têm deixado a sua marca naquilo que tem sido o panorama nacional (e internacional) das doenças mais prevalentes, abrir as portas da faculdade a todos os que queiram melhorar os seus conhecimentos na área da alimentação e da nutrição é, não só contribuir para uma sociedade mais informada, mas também com competências para a mudança, tendo um papel determinante na sensibilização para a importância das rotinas alimentares para a prevenção da doença e assim promoção da saúde e longevidade”, conclui a responsável.

As três sessões integram-se no âmbito da Licenciatura em Ciências da Nutrição e decorrem em formato presencial na sede da NOVA Medical School, no Campo Mártires da Pátria, em Lisboa. As inscrições são feitas exclusivamente através do email communityengagement@nms.unl.pt até 48 horas antes da realização da aula.

A par destas aulas abertas à comunidade, decorrem aulas dirigidas a profissionais de saúde, nomeadamente sobre “padrões alimentares na gestão e prevenção da diabetes mellitus e as suas complicações” (9 de março) e para gastroenterologistas versando o tema “fibras” (13 de março).

Envie este conteúdo a outra pessoa