Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia promove a 3.ª Caminhada Cancro da Próstata 109

A Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) está a promover, pela terceira vez, a Caminhada Cancro da Próstata, este ano em formato virtual e durante todo o mês de novembro, no contexto das celebrações do Mês de Consciencialização para o Cancro da Próstata e do dia 17 de novembro, em que se assinala o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata. Esta é uma iniciativa que tem a chancela da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata (APDP), do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar de Gaia e conta ainda com o apoio da Astellas, entre outros parceiros.

A 3.ª Caminhada Cancro da Próstata tem como objetivo aumentar a consciencialização para o cancro da próstata e reverter quilómetros de “caminhada virtual” em donativos para a AICSO. Para além de estarem a ajudar na divulgação desta doença, os participantes estão também a aderir a uma iniciativa solidária. Todos os quilómetros percorridos e partilhados nas redes sociais com a hashtag #caminhadacancrodaprostata num perfil/ publicação pública serão convertidos em donativos a esta associação para serem utilizados em prol de projetos de investigação científica nesta área.

Andreia Capela, Presidente da AICSO deixa o apelo “O mês de novembro está tradicionalmente associado às ações de sensibilização para o cancro da próstata. Em Portugal, o cancro da próstata é o segundo tumor mais prevalente, e o terceiro em incidência com cerca de 6600 novos casos por ano. Por este motivo queremos apelar à participação de todos os que puderem participar nesta caminhada, de forma virtual e em segurança, partilhando os quilómetros percorridos nas redes sociais para conseguirmos angariar o maior valor em donativos que contribuam para a promoção da investigação e suporte desta doença oncológica.”

Para além da realização desta caminhada, numa tentativa de consciencializar e esclarecer, quer a população em geral quer os doentes com cancro da próstata, a AICSO convidou vários profissionais de saúde ligados a esta área a elaborarem uma série de vídeos educativos com o objetivo de abordar os vários desafios que o doente com cancro da próstata pode enfrentar ao longo da sua trajetória com a doença.

A Presidente da AICSO acrescenta: “Este projeto conta assim com 20 vídeos narrados por profissionais ligados ao tratamento do cancro da próstata, que através de uma linguagem acessível a todos e com o apoio de algumas imagens, pretendem informar sobre a doença. Esperamos que esta iniciativa ajude a clarificar alguns conceitos relativos ao cancro da próstata e aos homens que vivem com e para além da doença”.

O cancro da próstata é o tumor mais frequente em homens que vivem em países industrializados e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) representa 7,1% dos tipos de cancro mais comuns. A incidência deste tipo de cancro aumenta a partir dos 50 anos, sendo a idade média na altura do diagnóstico de 65 anos. Na maior parte dos casos, e nas fases precoces da doença, este cancro pode ser não causar sintomas e assim o diagnóstico precoce é essencial e tem contribuído para reduzir de forma significativa a taxa de mortalidade.

Entre os sintomas mais comuns, numa fase avançada, estão a dificuldade em urinar ou mesmo a retenção urinária e dores ósseas desencadeadas pela evolução da doença à distância.

A 3.ª Caminhada Cancro da Próstata começou no dia 1 de novembro e os participantes podem realizar os seus quilómetros e partilhá-los nas redes sociais até ao final deste mês.

Envie este conteúdo a outra pessoa