As Farmácias Holon Covilhã & Fundão laçam novo projeto social em prol dos idosos e dos seus cuidadores 475

As Farmácias Holon Covilhã & Fundão promovem o projeto Nutrição Sénior +, este é mais um de muitos projetos que a empresa desenvolveu no âmbito da sua política de responsabilidade social.

Para o arranque formal do projeto Nutrição Sénior +, as Farmácias Holon Covilhã e Fundão juntamente com a Nestlé Health Science dinamizaram na Covilhã, no dia 25 de Maio, no Hotel Pura Lã, três momentos de formação onde reuniram cerca de 100 participantes, cujo o objetivo foi promover a literacia para a saúde, analisando as implicações da desnutrição do idoso na sua saúde e abordar de forma prática e acessível a nutrição geriátrica, para que todos possamos perceber quando, como e porquê devemos suplementar.

Quando falamos da nutrição do idoso, não podemos deixar de falar também na saúde intestinal e nas questões da polimedicação, pois estes fatores influenciam e são influenciados pelo estado nutricional dos idosos. O idoso deve ser visto e tratado como um todo e só uma equipa dedicada, capacitada e multidisciplinar é capaz de obter resultados positivos na melhoria da sua qualidade de vida. Tendo em conta esta premissa é essencial que quem cuida
esteja diariamente atento aos vários sinais e sintomas que podem alertar, a tempo, de tomar medidas que salvaguardem a saúde e bem estar do idoso.

Na construção desta ação percebemos que devíamos abordar a temática em três momentos diferentes, sendo que o primeiro momento de formação foi dedicado aos cuidadores informais, aos profissionais inseridos no nas IPSS e nas empresas que atuam diretamente com cuidados de vida diária dos idosos, o segundo momento foi dedicado para profissionais de saúde, onde se destacou a presença de vários enfermeiros e nutricionistas e por último o dia terminou com uma formação dedicada às equipas das Farmácias Holon Covilhã e Fundão.

Quanto ao momento mais diferenciador desta ação arriscamos a dizer que foi o coffee break, fugindo do tradicional coffee break introduzimos neste momento a oportunidade dos participantes experimentarem os sabores e texturas dos suplementos alimentares que foram abordados durante a formação.

Com o projeto Nutrição Sénior +, as Farmácias Holon Covilhã e Fundão querem caminhar lado a lado dos cuidadores informais, das ipss e das empresas que atuam na área da geriatria, disponibilizando diversos recursos e ferramentas para o apoio, acompanhamento e monitorização do estado nutricional dos idosos. Nesse sentido as Farmácias Holon Covilhã e Fundão e a Nestlé Health Science visitaram no dia 26 de Maio o Centro Social e Cultural de Verdelhos e a Residência Don António – Peraboa, onde foi possível dinamizar o rastreio nutricional de alguns utentes com uso da ferramenta oferecida a todos na formação do dia 25 de Maio.

Juntos fazemos a diferença!

Envie este conteúdo a outra pessoa