
A “Semana de Sensibilização para a Malnutrição 2025” começou na segunda-feira (10) com o mote “Malnutrição: Não basta diagnosticar, é preciso tratar”. Até 16 de novembro, a iniciativa da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) promete consciencializar para este fenómeno.
“Temos como objetivo principal sensibilizar os profissionais de saúde, doentes e cuidadores para a malnutrição em Portugal, tanto a nível hospitalar e instituições de saúde similares, como no ambulatório e domicílio”, informa a APNEP no seu portal, para apontar os três objetivos complementares desta semana.
A associação quer “educar para a identificação e tratamento precoces da malnutrição“, bem como “educar os doentes/cuidadores para que possam discutir o seu estado nutricional com o seu profissional de saúde“. E tem a intenção de “aumentar a sensibilização para o papel fulcral da nutrição clínica na recuperação do doente“.
Integrada nas atividades da campanha ONCA International e da ESPEN Malnutrition Awareness Week, a iniciativa tem o apoio do Ministério da Saúde e da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), entre outras entidades.
Como contribuir?
São três os passos que ajudam a campanha a chegar mais longe. Em primeiro lugar, a APNEP convida a população a divulgar os materiais oficiais da campanha, disponibilizando-os gratuitamente para download.
Depois, estes deverão ser partilhados online: “Partilhem fotos de apoio e/ou em equipa, boas práticas e mensagens inerentes ao tema. Incentivem os vossos colegas e espalhem a mensagem”. Finalmente, “estejam atentos às redes sociais da APNEP”.
“É uma honra para a APNEP o apoio científico à 7ª edição da Semana da Sensibilização para a Malnutrição, à qual reconhecemos o mérito de manter a malnutrição na agenda política e social em Portugal“, afirma Aníbal Marinho, presidente da APNEP e coordenador ONCA Portugal.
Saiba mais acerca da “Semana de Sensibilização para a Malnutrição 2025” aqui.




