APDP reforça importância da vacinação dos jovens com mais de 12 anos 1309

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), emitiu um comunicado, a reforçar a importância da vacinação contra a covid-19, para todos os jovens entre os 12 e os 15 anos.

Para além disso, defende que a vacinação deveria ser alargada a todos os jovens e sem necessidade de prescrição médica.

“Congratulamo-nos por estarem aprovados para serem vacinados os jovens com diabetes, contudo salientamos que não nos revemos nesta discriminação positiva que atualmente se perspetiva. Outras crianças deverão poder escolher, se querem ou não ser vacinados. Se elas são boas para quem tem comorbilidade, também o serão para quem as não tem”, indica a APDP.

E acrescenta que “esta escolha, deverá ser uma opção familiar, ouvido o ou a jovem, não havendo por isso necessidade de ser apresentada uma prescrição médica”.

De acordo com João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP, citado na nota enviada, “a vacinação generalizada é uma ferramenta crítica para ajudar no controlo da pandemia. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças e a Agência Europeia de Medicamentos concluíram que os benefícios da vacina em jovens entre os 12 e os 15 anos ultrapassam largamente os eventuais riscos associados. Neste grupo etário, a eficácia e os efeitos secundários das vacinas parecem ser similares aos do grupo de maiores de 16 anos”.

Envie este conteúdo a outra pessoa