Angelini Pharma e Lumira Ventures lançam o fundo Angelini Lumira Biosciences (ALBF) 272

A Angelini Pharma, que faz parte da Angelini Holding, e a Lumira Ventures acabam de anunciar o lançamento do Fundo Angelini Lumira Biosciences (ALBF). O fundo, que será gerido pela Lumira Ventures, uma das principais empresas de ciências da vida na América do Norte, foi criado para investir em empresas em fase inicial de atividade nos mercados do Canadá e dos Estados Unidos, que estejam a desenvolver terapêuticas para doenças raras e para distúrbios do sistema nervoso central. A Angelini Pharma vai investir 35 milhões de dólares no ALBF e será a única empresa a investir neste mesmo fundo.

“Estamos muito satisfeitos por ter a oportunidade de trabalhar com a Lumira para construir um portfólio de investimentos em empresas que desenvolvem terapias de ponta em áreas com necessidades médicas não preenchidas. A formação do ALBF representa um passo significativo na expansão da aventura corporativa e da estratégia de inovação da Angelini Pharma e irá dar-nos acesso a algumas das tecnologias mais inovadoras que estão a ser desenvolvidas nos Estados Unidos e no Canadá nas nossas áreas de maior foco”, afirmou Pierluigi Antonelli, CEO da Angelini Farmacêutica, acrescentando: “Este projeto, após a aquisição da Arvelle Therapeutics e do investimento no recém-criado estúdio start-up europeu Argobio , é mais um passo importante no caminho para a nossa ambição de sermos o líder de inovação em saúde mental, no que respeita ao sistema nervoso central e doenças raras. Este processo confirma também o apoio dos nossos acionistas em relação à estratégia de crescimento que temos executado nos últimos dois anos.”

Francesco Paolo di Giorgio, Global Head of R&D External Innovation and Corporate Venturing da Angelini Pharma, comentou: “O ALBF combina uma abordagem inovadora de negócios corporativos com uma estrutura de capital de risco comprovada. A Angelini Pharma irá utilizar a sua experiência na terapêutica do sistema nervoso central, desenvolvimento de medicamentos e a sua extensa rede europeia para apoiar a Lumira na identificação dos programas terapêuticos mais promissores, prestando também apoio e aconselhamento de forma a que as suas empresas sejam bem-sucedidas. A Lumira irá gerir o fundo e utilizará sua rede e experiência para alavancar o cumprimento dos objetivos estratégicos da Angelini Pharma e obter um retorno financeiro compatível com o risco de investimento em empresas de ciências da vida que se encontram numa fase inicial de atividade.”

“Temos uma longa história de sucesso a trabalhar com parceiros estratégicos corporativos como a Angelini, de forma a dar-lhes insights únicos sobre o mercado local e acesso a inovações que suportam os seus objetivos de negócio a longo prazo”, refere Peter van der Velden, Managing Partner Geral da Lumira Ventures . “Vemos este tipo de colaborações como algo que acrescenta valor às nossas principais atividades de investimento e estamos extremamente entusiasmados em estabelecer esta parceria com uma empresa que partilha completamente a nossa visão e paixão pela construção de uma carteira de investimentos em empresas de desenvolvimento de terapêuticas inovadoras em áreas onde não existe a resposta médica necessária.”

A Angelini Pharma irá também investir mais de 5 milhões de dólares como parceiro limitado no Lumira Ventures IV, um fundo de ciências da vida com mais de 220 milhões de dólares, como anunciado na passada semana. No início deste ano, a empresa investiu, e está também ativamente envolvida na Argobio, uma startup europeia criada recentemente e que se dedica às ciências da vida.

Envie este conteúdo a outra pessoa