André Vasconcelos é o novo Diretor-Geral da Roche Farmacêutica 184

A partir de 1 de março, André Vasconcelos é o novo Diretor-Geral da Roche Farmacêutica em Portugal, sucedendo a Simona Skerjanec. Assumidamente cidadão do mundo, André Vasconcelos nunca esquece as suas raízes, no distrito do Porto, onde nasceu em 1976.

Aos 44 anos, regressa a Portugal, depois de um percurso vasto e diversificado por vários países, sempre no grupo Roche, onde está há 17 anos.

Formado em Bioquímica e com um mestrado em Oncologia, André Vasconcelos começou a sua carreira no coração do Serviço Nacional de Saúde, a fazer investigação no IPO do Porto.

Na Roche, passou por várias funções em diversos países e regiões, como Espanha, Suíça e América Latina. Nos últimos dois anos, esteve na Bulgária enquanto Diretor-Geral da Roche, em Sófia.

A curiosidade incessante, motor dos grandes avanços do mundo, fez também com que André Vasconcelos nunca se desligasse da ciência e da inovação, duas paixões que o têm acompanhado e que o fazem igualmente regressar a Portugal.

“É com imensa alegria que volto para Portugal e que tenho a possibilidade de retribuir ao sistema que me formou, ao Sistema Nacional de Saúde e aos nossos doentes”, afirma.

Profundo conhecedor dos sistemas de saúde um pouco por todo o mundo, André Vasconcelos antecipa alguns dos principais desafios do setor para os próximos anos:

“Primeiro, temos de ultrapassar esta pandemia e esperar que as lições aprendidas com ela nos possam aproximar mais a todos e nos permitam contribuir para melhorar os sistemas de saúde. Depois, creio que a inovação será o outro grande desafio. Temos de assegurar que as soluções inovadoras chegam a quem delas precisa da forma mais rápida possível, ajudando os sistemas de saúde em termos de sustentabilidade”.

Sobre a Roche:

A Roche é uma empresa global, pioneira no desenvolvimento de produtos farmacêuticos e sistemas de diagnóstico, que visam proporcionar o avanço da ciência e a melhoraria da vida das pessoas. A Roche disponibiliza soluções inovadoras, tanto de de produtos farmacêuticos como de diagnósticos, posicionando-se como empresa líder em cuidados de saúde personalizados – uma abordagem que visa adequar o tratamento certo a cada doente da melhor maneira possível.

A Roche é a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados em oncologia, imunologia, doenças infecciosas, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. A Roche também é líder mundial em diagnósticos in vitro e uma pioneira no controle do diabetes.

Fundada em 1896, a Roche continua a investigar as melhores formas de prevenir, diagnosticar e tratar doenças e de fazer uma contribuição sustentável para a sociedade. A empresa também procura melhorar o acesso dos doentes às inovações médicas, trabalhando para isso com todas as partes interessadas relevantes. Mais de trinta medicamentos desenvolvidos pela Roche estão incluídos nas Listas de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles antibióticos, antimaláricos e medicamentos contra o cancro, que salvam vidas. Além disso, pelo décimo segundo ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis da Indústria Farmacêutica pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI).

O Grupo Roche, com sede em Basileia, Suíça, está presente em mais de 100 países e em 2020 empregava mais de 100.000 pessoas em todo o mundo. Em 2020, a Roche investiu 12,2 mil milhões de Francos Suíços em Investigação e Desenvolvimento e registrou vendas de 58,3 mil milhões de Francos Suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. A Roche é o acionista maioritário da Chugai Pharmaceutical, Japan. Para obter mais informações, visite www.roche.com ou www.roche.pt

Envie este conteúdo a outra pessoa