Alfasigma e Tonic App: árvores de decisão para a encefalopatia hepática 159

Lisboa, 19 de outubro de 2021 – A encefalopatia hepática (EH) é o próximo tema de destaque no âmbito da parceria entre a Alfasigma Portugal e a TONIC APP, a startup portuguesa que disponibiliza uma aplicação móvel criada por médicos e para médicos. Uma iniciativa que visa auxiliar os médicos na missão de melhor diagnosticar, tratar e referenciar os seus doentes.

A encefalopatia hepática é uma disfunção cerebral causada por insuficiência hepática e/ou derivação portossistémica e tem um amplo espectro de anomalias neurológicas ou psiquiátricas que variam de alterações subclínicas ao coma. A EH é muito comum em doentes com cirrose e tem um elevado impacto socioeconómica e emocional nos doentes, famílias e no sistema de saúde. Embora os doentes com EH mínima pareçam clinicamente assintomáticos, a situação tem ainda um impacto negativo significativo na qualidade de vida e no dia a dia, incluindo um aumento do risco de quedas, dificuldade em conduzir, progressão para uma EH persistente, hospitalizações e morte.

Rui Martins, diretor de Marketing e responsável pela área de Relações Públicas da Alfasigma refere que “A encefalopatia hepática é uma complicação da cirrose, muito prevalente, e para a qual queremos apoiar a visibilidade, essencialmente devido ao impacto que tem ao nível dos doentes, dos seus cuidadores e do próprio sistema de saúde, pelos encargos que acarreta. Desta forma, decidimos apoiar estas árvores de decisão de diagnóstico, tratamento e referenciação desenvolvidas em parceria com a Tonic App pela Drª. Sara Campos, médica de Gastrenterologia, e revistas pela Drª. Joana Nunes, médica de Gastrenterologia no Hospital Beatriz Ângelo.”

A Tonic App é uma aplicação móvel portuguesa, criada em 2016, estando atualmente disponível no território nacional, contando já com mais de 21.000 utilizadores portugueses, e também em Espanha, Itália e França. Em 2018, venceu o segundo prémio da competição de apps médicas da MEDICA, a maior feira de saúde do mundo e foi nomeada pela revista Forbes como uma das 60 startups lideradas por mulheres que estão “a agitar a tecnologia pelo globo”. A Tonic App disponibiliza informação tratada de forma independente por uma equipa especializada, baseada em fontes científicas e de entidades oficiais, o que transmite credibilidade e entrega de valor aos médicos.

Sobre a Alfasigma:
A Alfasigma Portugal é detida pela Alfasigma S.p.A., que é hoje, uma das 5 maiores companhias farmacêuticas em Itália, com um volume de negócios de mais de mil milhões de euros. É uma empresa privada em que 75% é propriedade da família do fundador e 25% pertence a dois fundos de investimento. O legado da Alfasigma está firmemente ancorado numa herança de longa data de inovação e sucesso que teve início em 1948 em Bolonha (Itália) graças a Marino Golinelli, o filantropo de 100 anos.
Desde o início, a Alfasigma sempre perseguiu uma dupla estratégia: internamente, um forte enfoque na Investigação & Desenvolvimento e Fabrico de algumas moléculas próprias, algumas das quais representam mais de 50% das vendas e externamente, ao desenvolver uma estratégia robusta de fusões e aquisições de outras empresas italianas e internacionais (Sigma-Tau, Pamlabs). Presentemente, a Alfasigma conta com mais de 3.000 funcionários em todo o mundo, com 17 subsidiárias diretas e, por meio de distribuidores de topo, está presente em cerca de 70 países.

Envie este conteúdo a outra pessoa