Acordo assinado: Técnicos superiores de saúde vão ter carreira revista e valorizada 981

O Governo e os sindicados alcançaram esta sexta-feira um acordo para a revisão de carreira e valorização dos técnicos superiores de saúde.

Em comunicado, o Executivo informa ter ter chegado a acordo com a Federação dos Sindicatos da Administração Pública e de Entidades de Fins Públicos (FESAP) e com a Frente Nacional Sindical, “com vista à revisão e valorização da carreira dos Técnicos superiores de Saúde, no contexto do protocolo de negociação assinado a 22 de julho de 2025″.

No âmbito do do Acordo Plurianual de Valorização dos Trabalhadores da Função Pública e do Plano de Motivação dos Profissionais de Saúde, o novo acordo contempla ainda a redenominação da carreira para “Especialista Superior de Saúde”.

A nova carreira terá “aumentos remuneratórios anuais até 2027”, lê-se ainda em comunicado.

O Governo lembra que esta decisão “vem cumprir a revisão da carreira de técnico superior de saúde e dar resposta a uma reivindicação com mais de 17 anos destes profissionais“.

IVA 0 nos alimentos? PS e Chega levam proposta ao Parlamento

Este acordo é anunciado no mesmo dia em que se realiza uma greve da função pública, contra o pacote laboral apresentado pelo Governo, e que abrange vários setores, incluindo do da Saúde.