“A mastigação é o primeiro passo para uma melhor digestão” 85

Uma refeição tranquila, com conversa e partilha, contribui para o bem-estar. Esta é uma das conclusões de um debate que juntou profissionais de saúde, que discutiram os dados mais recentes de um estudo da Pitagórica sobre “Convivialidade à Mesa“.

Para Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), “o primeiro grande eixo da literacia alimentar é o planeamento e a gestão“. “A convivialidade começa na cozinha ou no supermercado. Se optarmos por uma refeição pronta, então vamos todos juntos escolhê-la com a seleção dos alimentos. Vamos para o supermercado e vamos olhar para os rótulos”, defende a nutricionista.

Outro pormenor importante na literacia alimentar é “olhar para o nosso ambiente alimentar. Tudo depende também daquilo que temos na despensa para escolher e confecionar. O que existe no frigorífico, na arca ou no congelador”.

Portugueses gostariam de fazer mais refeições em família. Mais de 40% usa telemóveis à mesa

De acordo com a secretária-geral da APN, um bom ambiente alimentar vai promover a saúde. “Quando estamos mais tempo à mesa, mastigamos melhor. E a mastigação é o primeiro passo para uma melhor digestão. Se comemos mais depressa, vamos digerir certamente pior os alimentos que estamos a consumir. Claramente, a literacia tem aqui importância”.

Exemplo dos pais é “muito importante”

Para Helena Real, “quando estamos a comer sozinhos, normalmente, temos mais pressa. Às vezes, comemos qualquer coisa, podemos procurar nessa ‘qualquer coisa’ algum conforto emocional, e preferimos coisas que tenham mais sal, mais açúcar, mais nutrição”, sublinhou.

O estudo da Pitagórica “fala na convivialidade a partir dos 18 anos. Ouvimos dizer que em famílias com filhos, estes comem primeiro, e depois comem os pais. Isto pode ser um problema, porque é muito importante esta perspetiva do exemplo do convívio à mesa“, advertiu.

Esta é a primeira VS do ano: Conheça a capa e os destaques

A secretária-geral da APN exemplificou: “se eu, enquanto mãe, estou a comer sopas, estou a dar o exemplo ao meu filho. Se vou comer uma sobremesa, que é fruta, ou vou beber água, estou a dar este exemplo. Portanto, a convivialidade tem tudo isto“.

 

Leia a cobertura completa da apresentação do estudo “Convivialidade à Mesa” na edição #99 da Revista VIVER SAUDÁVEL, já em circulação.