Workshop gratuito para profissionais de saúde sobre comunicação na amamentação 796

No âmbito da Semana Mundial da Amamentação, a plataforma Mamãs Sem Dúvidas e a Lusíadas Knowledge Center organizam, em 04 de agosto, às 21 horas, um workshop dedicado à amamentação, com especial destaque para os desafios da padronização da linguagem e da comunicação personalizada à realidade de cada família.

O evento, online e gratuito, é destinado a profissionais de saúde.

Dados recentes indicam, segundo referido em comunicado, que apenas 22% das mães em Portugal mantêm o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de vida do bebé. Este fenómeno preocupa a Direção-Geral da Saúde (DGS), especialmente considerando que 75% dos produtos de alimentação complementar não cumprem os requisitos de segurança e nutrição definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estes números refletem, segundo as entidades organizadoras do evento, a necessidade urgente de fortalecer o apoio e a comunicação dirigida às mães e famílias, para incentivar e manter a prática da amamentação, reconhecida como a melhor forma de nutrição para os bebés, com benefícios comprovados para a saúde materna e infantil.

O workshop

O ‘Amamentação: Desafios de uma Linguagem Padronizada’ tem uma duração de cerca de uma hora e, conduzido pelos especialistas do Lusíadas Knowledge Center, visa promover uma reflexão aprofundada sobre as dificuldades de comunicação e a importância de uma linguagem uniforme para apoiar mães, profissionais e toda a comunidade envolvida na amamentação.

A participação é gratuita, mas mediante inscrição prévia obrigatória aqui.

Este workshop integra-se nas atividades da Semana Mundial da Amamentação, que decorre anualmente em agosto, com o objetivo de sensibilizar profissionais, famílias e a comunidade para a importância do aleitamento materno e para os desafios que este ainda enfrenta em Portugal.