UP com água grátis nas suas instalações 0 108

A Universidade do Porto (UP) vai passar a oferecer uma garrafa de água reutilizável no ‘kit’ de boas-vindas aos novos estudantes, instalar bebedouros e disponibilizar água grátis nos locais de venda de alimentos. Estas são medidas que integram o “Plano de ação da UP para promoção de uma alimentação saudável”.

Este plano estará em vigor no próximo na letivo e terá uma duração de dois anos.

Uma das sete vertentes deste programa mais vasto é a promoção de uma alimentação mais saudável, vocacionada para os estudantes que chegam ao Ensino Superior, e que pela primeira vez estão independentes e têm de assumir a responsabilidade de escolher e confecionar os seus alimentos.

Outra das medidas que a UP pretende promover é a literacia alimentar e nutricional, através de workshops de culinária, tentando “desenvolver competências na área da escolha/compra e preparação de alimentos, bem como promover uma formação breve em alimentação saudável destinada aos responsáveis dos serviços de alimentação da UP.

Em declarações à agência Lusa, o pró-reitor da UP, José Castro Lopes, falou do plano que se divide em duas áreas, apontando a “objetivos alimentares”, através do “aumento do consumo de água e dos hortofrutícolas” e da “redução do consumo de açúcar e do sal”.

“O estudo da DECO (Defesa do Consumidor), feito em colaboração com a Faculdade de Ciências e da Nutrição e Alimentação da UP, demonstrou que nas máquinas de venda automática que estão espalhadas por todos o país, mas também na Universidade do Porto, a quantidade de fruta é muito reduzida e uma das linhas de ação do nosso plano é intervir (…) não só disponibilizando mais fruta, mas também (…) reduzindo a quantidade de açúcar, por exemplo, nos cafés, ou chá que, por exemplo, têm o dobro do máximo recomendado”, sublinhou o pró-reitor da UP.

Envie este conteúdo a outra pessoa