Sumo de laranja 100% é benéfico na saúde cardiovascular 0 295

No 13º Congresso da Federação das Sociedades Europeias de Nutrição (FENS), realizado em Dublin, entre 15 e 18 de outubro, foram apresentados novos estudos que indicam que o sumo de laranja 100% natural tem um efeito positivo ou neutro no que respeita à obesidade e à saúde cardiovascular.

Segundo dados recolhidos em 350 empresas de processamento de fruta global, um copo de 150 ml de sumo de laranja é uma fonte rica de hesperidina, um polifenol encontrado exclusivamente nas frutas cítricas, e que pode contribuir para a normalização da pressão arterial.

Para chegar a esta conclusão foram realizados dezassete ensaios clínicos, envolvendo mais de 200 participantes, que consumiram sumo de laranja 100% natural entre 4 a 12 semanas, com doses que variaram entre os 250 a 500 ml (2-3 copos) por dia.

Para Carrie Ruxton, nutricionista e co-autora do estudo “um copo diário de sumo de laranja 100% contém apenas 60 calorias, contudo existe a perceção que os açúcares naturalmente presentes no sumo podem engordar. A meta-análise demonstra claramente que não existe impacto no peso corporal, mesmo em doses superiores às recomendadas”.

Para além dos sumos de fruta 100% conterem apenas o açúcar que provém naturalmente da fruta espremida, contém ainda vitamina C, vitamina A e folatos, como tal não pode ser considerado uma bebida açucarada.

“As flutuações ao longo de um dia dos níveis de açúcar no sangue tendem a ser mais baixas quando o sumo de laranja 100% é consumido em comparação com as bebidas açucaradas. É muito provável que tal seja originado pela hesperidina, que pode retardar a absorção de açúcar a nível digestivo. Há igualmente evidências de que a hesperidina pode influenciar positivamente a composição da flora intestinal e também poderá ter um papel na eliminação do ácido úrico”, indica o professor Ralf Schweiggert, da Universidade Geisenheim.

E conclui que “dadas as evidências sobre a saúde vascular e o fato da pressão alta aumentar o risco de doenças cardiovasculares, o consumo regular de hesperidina, presente por exemplo no sumo de laranja, pode contribuir para uma estabilização da pressão sanguínea”.

Envie este conteúdo a outra pessoa