São três os alimentos que ajudam na recuperação da flora intestinal de crianças desnutridas 1282

Segundo uma investigação realizada por cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, publicada na revista científica Science, uma alimentação rica em banana, grão-de-bico e amendoim ajuda na recuperação da flora intestinal de crianças desnutridas.

Estes três alimentos revelaram-se indicados para estimular as bactérias saudáveis do organismo de crianças gravemente desnutridas, o que torna os ossos, o cérebro e o corpo das crianças mais propensos a crescer de forma saudável.

Os investigadores responsáveis pelo estudo levado a cabo no Bangladesh acreditam que esta microbiota “imatura” pode ser a razão que explica a falta de crescimento das crianças. Mas nem todos os alimentos são igualmente eficazes para resolver o problema.

Os cientistas estudaram os principais tipos de bactérias presentes na microbiota intestinal de crianças no Bangladesh e fizeram uma experiência para ver que grupos de alimentos estimulavam essas bactérias em ratos e porcos.

Os testes duraram um mês e diferentes combinações de dietas foram experimentadas em 68 crianças com idades entre os 12 e 18 meses. No fim, a dieta que era composta por pasta de banana, soja, farinha de amendoim e grão-de-bico foi a que se destacou.

Segundo os investigadores, essa dieta estimulava os micro-organismos presentes no intestino ligados ao crescimento dos ossos e ao desenvolvimento do cérebro e sistema imunitário.

A investigação foi conduzida por Jeffrey Gordon, professor da Universidade de Washington, em parceria com o International Centre for Diarrhoeal Disease Research, em Dhaka.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a desnutrição infantil atinge mais de 150 milhões de crianças em todo o mundo, sendo responsável por quase metade das mortes de crianças com menos de cinco anos.

Envie este conteúdo a outra pessoa