Prémios Viver Saudável 2022: Conheça os finalistas! 1608

Os projetos finalistas dos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2022 já estão encontrados. O júri – composto por Maria João Gregório (Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável), Helena Real (Associação Portuguesa de Nutrição), Joana Sousa (Ordem dos Nutricionistas), Lino Mendes (Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica) e Inês Marujo (revista VIVER SAUDÁVEL) – avaliou todas as candidaturas enviadas à organização, de acordo com os critérios de avaliação presentes no regulamento: 1) originalidade e inovação; 2) relevância e fundamentação; 3) efetividade do projeto/impacto na população alvo; 4) replicabilidade e transferibilidade; 5) sustentabilidade. Cada membro do júri elegeu dois projetos que considerou merecedor de distinção, dentro dos parâmetros acima descritos.

Os projetos mais votados na categoria Projeto do Ano “Nutrição Clínica” foram: “Holon Care” – cuja principal missão é contribuir para a consciencialização e garantir o conhecimento sobre a malnutrição no idoso, através da promoção da identificação atempada e intervenção adequada em cenários de malnutrição ou risco de malnutrição no espaço da farmácia comunitária – e “Intermittent energy restriction ameliorates adipose tissue-associated inflamation in adults with obesity: a randomized controlled trial” – um projeto que procura dar resposta ao desafio e impacto da obesidade, através da comparação do efeito de uma intervenção para perda de peso com restrição energética intermitente versus com restrição energética contínua durante 12 semanas nos parâmetros cardiometabólicos e inflamatórios em adultos com obesidade.

Os projetos que reuniram maior número de votos do júri na categoria Projeto do Ano “Nutrição Comunitária e Saúde Pública” foram: “Veggies4myHeart” – cuja missão passa por criar e validar materiais pedagógicos adequados à educação alimentar em idade pré-escolar, bem como, promover o consumo de hortícolas e a literacia alimentar nesta faixa etária – e “Focaccia” – um projeto que pretende proteger a saúde pública através da obtenção de evidência que possa dar suporte a políticas públicas de redução da exposição a compostos adversos nos alimentos e para definição de ações de gestão de risco, bem como a políticas publicas de redução da obesidade infantil.

Prémios VS rumam a Norte a 25 de novembro: Inscreva-se e faça parte da gala do ano

Na categoria Projeto do Ano “Alimentação Coletiva e Restauração”, os finalistas são: “Heróis 0 Desperdício” – campanha que visa consciencializar os jovens consumidores para a redução do desperdício alimentar como forma de garantir a sustentabilidade do nosso planeta e cuja implementação permite uma redução de 27% do desperdício alimentar gerado numa unidade de restauração coletiva – e “Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar (PSAE)” – projeto que visa proporcionar refeições escolares saudáveis, tendo em conta os princípios da sustentabilidade social, nutricional, ambiental e económica, que se traduzem na frescura e sazonalidade dos produtos, no desenvolvimento territorial e na criação de emprego local.

Os grandes vencedores dos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2022 serão conhecidos na noite de 25 de novembro, no Casino de Espinho, durante a gala de entrega dos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2022. Uma noite de convívio, networking e celebração aberta a todos os nutricionistas.

Para fazer parte da gala mais glamorosa da Nutrição, reserve AQUI o seu lugar. As inscrições estão abertas e são limitadas.

Os PRÉMIOS VIVER SAUDÁVEL 2022 são uma iniciativa da revista VIVER SAUDÁVEL, que conta com o patrocínio da FRESENIUS KABI e o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) e da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares (FIPA). A revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, o portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.

Envie este conteúdo a outra pessoa