Ordem dos Nutricionistas promove debate sobre literacia nutricional 422

A Ordem dos Nutricionistas vai realizar no próximo dia 26 de fevereiro, um debate sobre a importância da literacia nutricional do consumidor denominado por “Escolhas informadas: Literacia nutricional do consumidor”. O evento vai ter lugar no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, pelas 9:30.

Este seminário tem como base a recomendação que a Direção-Geral de Saúde (DGS) fez ao Governo, em dezembro de 2019, no sentido de haver a adoção de um sistema de rotulagem simples e único que ajude os consumidores a fazerem escolhas mais saudáveis.

Os nutricionistas defendem a existência de um único sistema interpretativo de rotulagem nutricional a implementar em Portugal.

“Se no passado havia falta de modelos interpretativos no mercado português, atualmente verificamos que as marca e as cadeia de distribuição tem diferentes modelos, o que pode gerar confusão entre os consumidores. Os governos de vários países europeus apoiam publicamente um modelo único de rotulagem nutricional de caráter interpretativo na frente da embalagem, implementando-a como parte dos programas nacionais de promoção da alimentação saudável. O nosso Governo ainda não foi capaz de tomar uma decisão firme sobre este tema.”, afirma Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, em nota divulgada.

O debate será orientado por Francisco Goiana da Silva, da Organização Mundial da Saúde e Presidente do Health Parliament Portugal, e por Maria João Gregório, Diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

Presentes para falar sobre este tema estarão também Felisbela Lopes (Universidade do Minho), Pedro Graça (Universidade do Porto), António Pedro Mendes (Futebol Clube do Porto), João Torres (Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor), Nuno Tiago Russo (Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural) e ainda por confirmar, António Sales (Secretário de Estado da Saúde).

Envie este conteúdo a outra pessoa