Operação de fiscalização da ASAE resulta na apreensão de 750 kg de produtos cárneos 264

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, nas últimas semanas, uma operação de fiscalização que culminou na apreensão de 750 kg de produtos cárneos num valor aproximado de 4 685 euros.

Direcionada à verificação das regras estabelecidas para a atividade de comércio de carnes, designadamente em talhos e estabelecimentos de retalho com uma secção de talho, a operação que decorreu de Norte a Sul do país teve como foco a Segurança Alimentar e a Informação ao Consumidor.

A autoridade administrativa tratou da “investigação de eventual troca de origem e investigação de evidências de incorporação de aditivos não autorizados em géneros alimentícios com a denominação de venda de carne picada e/ou utilização abusiva de aditivos em preparados de carne”, anunciou em comunicado.

No total, foram fiscalizados 100 operadores económicos e instaurados 19 processos de contraordenação, com destaque para a distribuição, preparação e venda de carnes com desrespeito das normas higiénicas e técnicas aplicáveis, o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a falta de controlo metrológico de pesos, a falta de requisitos, o incumprimento das regras relativas à rotulagem e rastreabilidade dos produtos.

O valor total da apreensão ascendeu a 34 000 euros. “A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências ao nível dos estabelecimentos de venda de géneros alimentícios, na salvaguarda da segurança alimentar, da saúde pública e das práticas fraudulentas, com vista à proteção dos consumidores”, conclui o comunicado, que destaca ainda a apreensão de 35 instrumentos de pesagem, no valor de e 29 650 euros.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa