ON publica medidas de apoio aos nutricionistas para 2021 1319

A Ordem dos Nutricionistas (ON) publicou, no seu portal, uma série de medidas de apoio aos nutricionistas, para o ano de 2021.

“Antecipando um 2021 repleto de momentos desafiantes, a Direção da Ordem dos Nutricionistas submeteu a Conselho Geral um conjunto de medidas para apoiar os seus membros, tendo obtido a sua aprovação no âmbito do Plano de Atividades e Orçamento para o presente ano”, indica a ON.

Dentro dessas medidas, duas estão em consulta pública até dia 2 de fevereiro: a redução do valor de quotas e taxas (no âmbito do novo Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Nutricionistas) e a a redução das taxas associadas ao acesso à profissão (no âmbito do novo Regulamento de Estágios e Provas de Habilitação Profissional e do novo Regulamento de Inscrição).

Para além destas, encontram-se medidas como isentar o pagamento das taxas relativas ao levantamento da suspensão de inscrição, das taxas relativa à mudança de orientador e à mudança de entidade recetora, no âmbito dos estágios e o pagamento dos primeiros seis meses de quotas, aquando da admissão como membro efetivo.

A Ordem oferece ainda, durante este ano, o seguro de responsabilidade civil profissional aos membros estagiários, o seguro de responsabilidade civil profissional aos membros efetivos que paguem as quotas na modalidade anual, 50% do seguro de responsabilidade civil profissional aos membros efetivos que paguem as quotas na modalidade semestral e mensal e 50% do seguro de responsabilidade civil profissional aos novos membros efetivos que estão isentos do pagamento das quotas nos primeiros seis meses.

A ON assume ainda operacionalizar procedimentos para a simplificação administrativa, com vista à redução de custos operacionais.

Outra das medidas é a realização de cursos, seminários e conferências online gratuitos.

Desenvolver normas e guias orientadores para auxílio da prática profissional, desenvolver uma campanha de valorização e fortalecimento da profissão de nutricionista e apoiar o exercício da profissão através de um serviço dedicado ao atendimento individual dos nutricionistas são outras das medidas anunciadas.

“A Ordem dos Nutricionistas continuará atenta ao desenvolvimento da situação atual pelo que, caso considere necessário, ponderará a criação de medidas extraordinárias adicionais em prol da proteção e auxílio de todos nutricionistas”, indica no seu portal..

A ON termina por relembrar “que é uma instituição de todos e para todos e, nesse sentido, gostaria de transmitir um sinal de esperança e resiliência, salientando que usará os meios e recursos ao seu alcance para apoiar e servir os nutricionistas”.

Envie este conteúdo a outra pessoa