Mães que bebem leite durante amamentação diminuem risco das crianças virem a ter alergias alimentares 688

De acordo com um estudo de investigadores da Chalmers University of Technology, na Suécia, publicado na revista científica Nutrients, as mães que consomem leite de vaca enquanto amamentam os filhos estão a contribuir para que as crianças tenham um menor risco de virem a sofrer de alergias alimentares.

A investigação, denominada por “Maternal Intake of Cow’s Milk during Lactation Is Associated with Lower Prevalence of Food Allergy in Offspring“, é da autoria de Mia Stråvik, Malin Barman, Bill Hesselmar, Anna Sandin, Agnes E. Wold e Ann-Sofie Sandberg.

Este trabalho pretendeu avaliar “a dieta materna durante a gravidez e a lactação pode afetar a propensão da criança a desenvolver alergia. O objetivo foi avaliar e comparar a ingestão alimentar de mulheres grávidas e lactantes, validá-la com biomarcadores e relacionar esses dados com a alergia diagnosticada pelo médico na prole aos 12 meses de idade”.

O estudo é parte de um projeto de investigação mais extenso de 655 famílias que deram à luz no Hospital Sunderby perto de Luleå, no norte da Suécia, durante os anos de 2015 a 2018. O projeto foi iniciado por Ann-Sofie Sandberg, Agnes Wold da Universidade de Gotemburgo e a médica-chefe e alergista pediatra Anna Sandin, afiliada à Universidade de Umeå e ao Hospital Sunderby.

As mais de 500 mães envolvidas no estudo, relataram de forma detalha os seus hábitos alimentares em três momentos: na 34ª semana de gravidez, um mês após o nascimento e quatro meses após o nascimento. Com um ano de idade, as crianças foram examinadas clinicamente, e todos os casos de alergia alimentar, eczema atópico e asma foram identificados.

Os investigadores estabeleceram que havia de facto uma conexão clara entre a ingestão de leite e produtos lácteos pela mãe e a menor incidência de alergia alimentar nos seus filhos.

A investigação concluiu que “a ingestão materna de leite de vaca durante a lactação, conforme confirmado por medições de biomarcadores dietéticos em amostras de sangue materno e leite materno, está associada à menor prevalência de alergia alimentar diagnosticada pelo médico aos 12 meses de idade. Nossos resultados sugerem que a dieta materna modula o sistema imunológico do bebê, afetando o desenvolvimento subsequente de alergia”.

Pode consultar o estudo aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa