Lisboa recebe o XXIX International Symposium on Morphological Sciences 519

A Nova Medical School será a anfitriã do International Symposium on Morphological Sciences (ISMS 2025), que este ano decorre em Lisboa entre os dias 23 e 26 de julho.

Sob o tema ‘Morphological Sciences: Foundations for Life’, o evento reunirá especialistas mundiais nas áreas da anatomia, ciências morfológicas, medicina e biomedicina.

O simpósio, promovido pela International Society of Morphological Sciences (ISMS), em colaboração com a Sociedade Anatómica Portuguesa (SAP), conta com a organização local da Nova Medical School e com a coordenação científica de Diogo Pais, docente da instituição de ensino superior e membro ativo da comunidade anatómica europeia.

Do vasto programa do ISMS 2025 – que inclui comunicações orais, workshops práticos, simpósios temáticos e sessões interativas – destaque para as temáticas que abordam os mais recentes avanços na medicina e ciências da saúde: integração de tecnologias inovadoras como o 3D e a realidade aumentada no ensino da anatomia, a importância crescente da morfologia para áreas emergentes como a medicina regenerativa e a cirurgia reconstrutiva, novos métodos de diagnóstico que se apoiam em imagens anatómicas avançadas, entre outros.

O papel central das ciências morfológicas na formação médica, na medicina personalizada e na compreensão das bases estruturais das doenças estará no centro de múltiplas reflexões e debates ao longo dos quatro dias do Simpósio, sublinhando a importância crescente da morfologia para o futuro da saúde.

VS-NSE: Conheça as primeiras confirmações na Exponor

De entre os 230 oradores, nacionais e internacionais, que marcam presença na edição deste ano, destaque para Hugo Pinto Marques (NMS), Maria Carmo-Fonseca (FMUL), João Santinha (Champalimaud Foundation), Cristian Stefan (NYU), Nuno Sousa (Universidade do Minho), Lars Bräuer (Friedrich-Alexander-University Erlangen-Nürnberg), Friedrich Paulsen (Friedrich-Alexander-University Erlangen-Nürnberg and European Federation of Experimental Morphology), David Morton (Utah University) e Maria Alexandra Brito (FFUL).

“É com enorme orgulho que a NOVA Medical School assume um papel ativo na organização do ISMS 2025. Este simpósio é uma oportunidade única para reafirmarmos o nosso compromisso com a excelência nas ciências morfológicas, reforçando a ligação entre investigação, prática clínica e inovação tecnológica’ afirma o coordenador científico do evento, Diogo Pais.

Em comunicado, o responsável afirma que “com esta iniciativa, não só posicionamos Portugal como um palco de reflexão científica internacional, como também potenciamos o conhecimento de que a ciência anatómica é indispensável da medicina contemporânea”.

Saiba mais acerca do International Symposium on Morphological Sciences aqui.