Insetos comestíveis poderão valer mais de 7 mil milhões de euros em 2030 0 279

De acordo com um estudo da Meticulous Research, o mercado global de insetos comestíveis deverá alcançar 7,96 mil milhões de dólares (cerca de 7,1 mil milhões de euros) até 2030.

Este mercado terá uma Taxa de Crescimento Anual Composta de 24,4% durante o período de previsão de 2019 a 2030, e em termos de volume deverá crescer cerca de 27,8%, de modo a chegar a 732.684 toneladas em 2030.

O mercado global de insetos comestíveis deve-se à crescente procura por alimentos ricos em proteínas, que são ambientalmente amigáveis.

“Insetos comestíveis surgiram como uma ótima solução para tal problema, devido à sua capacidade de satisfazer a necessidade de alimentos com a alta nutrição para consumo humano”, refere o estudo.

Fatores como o aumento da familiaridade dos insetos como comida, diminuindo a neofobia alimentar e alterando atitudes em relação aos insetos (em geral e como alimento) são as principais razões pela aceitação de insetos comestíveis.

“Considerando a crescente população mundial e a crescente procura por produção de carne tradicional, os insetos comestíveis estão a surgir como uma importante alternativa de fonte proteica”, indica o documento.

“Enquanto a terra está encolhendo e a água está-se a tornar um recurso escasso, o mundo está sedento por uma fonte de alimento mais eficiente e sustentável, afim de atender à procura da população cada vez maior”, sublinha o estudo.

Envie este conteúdo a outra pessoa