Inquéritos Nacionais da ANEN – O momento de ouvir os estudantes 953

Enquanto Associação representativa dos interesses dos estudantes de Nutrição, comprometida a basear a sua ação e tomada de posição nos interesses daqueles que representa, a Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN) tomou a iniciativa de realizar um Inquérito Nacional.

Aquando do processo de idealização das perguntas que poderiam ser colocadas à comunidade estudantil, facilmente percebemos que os(as) recém-licenciados(as) poderiam contribuir para uma perceção mais ampla e sólida dos dados obtidos. Assim, a partilha de experiências durante o ciclo de estudos, ingresso na Ordem dos Nutricionistas, visão sobre a empregabilidade e valorização da profissão, serão algumas das informações incluídas neste estudo.

Desta forma, o dia 2 de julho de 2022 marca a abertura dos Inquéritos Nacionais da ANEN, dirigidos a estudantes das Licenciaturas em Ciências da Nutrição e Dietética e Nutrição e a recém-licenciados(as) com o término de curso inferior a dois anos. Destacam-se temas como a qualidade do ensino e dos estágios curriculares, apoio ao estudante, estilo de vida durante a Licenciatura, acesso à Ordem dos Nutricionistas, frequência de formação complementar, entre outros.

De modo a garantir um desenho de estudo válido e robusto, bem como uma análise estatística sólida, a ANEN contactou a Comissão de Ética da NOVA Medical School e o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. O parecer positivo na vertente ética e o apoio na exploração dos resultados são essenciais à realização destes inquéritos, pelo que estamos profundamente agradecidos pela colaboração destas entidades.

Tendo a ANEN vindo a definir, desde o início do mandato, tomadas de posição firmes e uma participação ativa na comunidade académica, pretendemos divulgar os resultados obtidos, possibilitando, paralelamente, a fundamentação da nossa ação junto das entidades parceiras e Associados da ANEN.

Perspetivamos, com o desfecho desta ação, uma discussão entre todas as partes interessadas de modo a fornecer aos estudantes Licenciaturas melhor adaptadas às suas necessidades e fazer uma melhor caracterização do acesso à profissão para os atuais e futuros recém-licenciados(as).

Apelamos à vossa imprescindível cooperação para que possamos afirmar a voz dos estudantes!

Por Alexandre Alves Rodrigues e Maria Manuel Velosa
Tesoureiro e Vogal da Direção da ANEN

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa