PNPAS lançou novo Manual de Dietas Hospitalares 845

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou, esta terça-feira, o Manual de Dietas Hospitalares. Trata-se de um documento que pretende harmonizar as dietas hospitalares e a sua nomenclatura em todos as unidades hospitalares da rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Paralelamente, o Despacho n.º 10511/2021, também publicado esta terça-feira, determinou que os serviços de fornecimento alimentar nos estabelecimentos do SNS devem estar em conformidade com o respetivo Manual de Dietas Hospitalares.

Apesar de a maioria dos hospitais possuir um Manual de Dietas, este diferia em função da nomenclatura utilizada, tipologia de dietas, composição das refeições e respetivas quantidades utilizadas.

Conforme indicado pelo PNPAS, a “padronização das dietas hospitalares irá permitir uma maior eficiência e racionalização na gestão alimentar, como a redução dos desperdícios alimentares e outros recursos, contribuindo desta forma para a sustentabilidade do SNS”.

A alimentação saudável e adequada nos estabelecimentos hospitalares é determinante para a recuperação do doente, contribuindo diretamente para o seu bem-estar e qualidade de vida; para a redução da incidência de deficiências nutricionais e de desnutrição; e para a redução de desperdícios alimentares.

O Manual de Dietas Hospitalares resultou de um trabalho contínuo de especialistas das Ciências da Nutrição e, em particular, de responsáveis dos Serviços de Nutrição hospitalar, nomeados através do Despacho n.º 5479/2017.

Envie este conteúdo a outra pessoa