Estudo: Quase todas as uvas e laranjas contêm um “cocktail de pesticidas” 1771

De acordo com pesquisas britânicas, quase todas as uvas e laranjas contêm um “cocktail de pesticidas”, sendo das frutas e vegetais mais poluídos dos supermercados.

A noticia é avançada pelo jornal The Guardian.

De acordo com o noticiado, todos os anos o governo do Reino Unido testa amostras de alimentos em busca de produtos químicos.

Segundo od números oficiais, analisados ​​pela Pesticide Action Network (PAN), encontraram 122 pesticidas diferentes nos 12 produtos mais poluídos, sendo que muitos são perigosos para a saúde humana.

A pesquisa indica que 61% são classificados como pesticidas altamente perigosos (HHPs), conceito utilizado pela ONU para identificar as substâncias mais nocivas à saúde humana ou ao meio ambiente.

Cada fruta ou vegetal da lista contém dois ou mais tipos de pesticidas, em alguns o total vai até 25.

A lista de pesticidas inclui 47 com substâncias associadas a cancro, 15 “toxinas reprodutoras ou de desenvolvimento” que podem ter efeitos adversos na função sexual e fertilidade e 17 inibidores da colinesterase, que podem prejudicar o sistema respiratório e causar confusão, dores de cabeça e fraqueza.

Outro dos pesticidas identificados são suspeitos de desreguladores endócrinos, que podem interferir nos sistemas hormonais, causando uma série de problemas de saúde, incluindo deficiências de nascença e distúrbios de desenvolvimento.

Embora os níveis de pesticidas individuais estejam dentro dos limites legais, teme-se que a combinação de vários produtos químicos possa ser particularmente prejudicial à saúde das pessoas.

Este ano, o governo optou por testar apenas três dos 12 tipos de frutas e vegetais da lista do ano passado compilada pelo PAN.

Morangos, limões e salada pré-embalada, que estavam no topo da lista anterior, não foram testados, portanto não há como saber se a quantidade de agrotóxicos nesses produtos foi reduzida.

Não há uma forma real de evitar a ingestão de pesticidas. A melhor maneira de as pessoas evitarem os agrotóxicos é comprar os produtos orgânicos.

Consulte os dados do PAN aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa