Estudo: Obesidade entre jovens pode ser “contagiosa” 517

Um estudo publicado na revista científica JAMA Network Open, sugere que jovens que convivem com muitos jovens obesos ou com excesso de peso tendem a ver os corpos dos seus colegas e amigos como os ideais, o que pode levar a que esses jovens acabem por ficar com excesso de peso.

A investigação denominada por “Association of Exposure to Communities With High Obesity With Body Type Norms and Obesity Risk Among Teenagers“, é da autoria de Ashlesha Datar, Amy Mahler e Nancy Nicosia.

Entre dezembro de 2017 e julho de 2018, 401 participantes com idades entre 16 e 19 anos, assim como os seus pais, responderam a um questionário online sobre altura, peso e outras variáveis  Foi apresentado aos jovens um conjunto de figuras corporais de diferentes tamanhos e os jovens tinham de escolher aquele que, para eles, seria mais próximo do ideal.

“Os adolescentes que estavam em países com taxas mais altas de obesidade tinham maior probabilidade de escolher um número que refletisse um tamanho corporal maior, em comparação com os adolescentes que eram de países com taxas mais baixas de obesidade”, explicou a investigadora Ashlesha Datar, à WebMD.

A investigadora confessou não saber como levar os adolescentes a optar por tipos de corpo mais saudáveis. “Talvez educar os adolescentes sobre o peso saudável e formas de lidar com a pressão social e as normas em torno do tamanho do corpo possa ajudar”, sugeriu.

Pode consultar o estudo aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa