Estudo: Ingerir um «café forte» meia hora antes do exercício físico pode ajudar a queimar gordura 507

De acordo com um estudo, realizado por um grupo de investigadores do Departamento de Fisiologia da Universidade de Granada, em Espanha, tomar «um café forte» 30 minutos antes de se fazer um treino físico pode ajudar a queimar gordura.

Segundo os investigadores, os dados obtidos demonstraram que a «ingestão de cafeína», 30 minutos antes de se realizar exercício físico, «aumentou a oxidação máxima de gordura durante o exercício, independentemente da hora do dia».

Ainda assim, os autores alertaram para o facto de que os resultados do consumo de cafeína são mais notórios se o treino for realizado durante o período da tarde. Os especialistas concluíram que a ingestão de cafeína antes dos exercícios matinais aumentou a oxidação da gordura de uma forma semelhante àquela que foi observada durante os exercícios do período da tarde, sem a ingestão de cafeína.

Os cientistas concluíram que a cafeína diminui a fadiga, ao mesmo tempo que a sua componente antioxidante atua como estimulante e acelera o metabolismo, ajudando a queimar calorias.

Esta análise, publicada no Journal of the International Society of Sports Nutrition – e que envolveu 15 voluntários do sexo masculino, com uma idade média de 32 anos -, teve como objetivo perceber se a cafeína aumentava a oxidação de gordura durante o exercício físico.

Ao todo, os participantes do estudo realizaram quatro testes de exercício físico por semana, além de ingerirem uma quantidade fixa de cafeína às 8h e às 17h. Foram registadas as horas das refeições e os valores obtidos após cada teste.

Para consultar mais informações sobre o estudo, clique aqui.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa