Estudo: Dieta rica em sal enfraquece o sistema imunitário 522

De acordo com um estudo de uma equipa de cientistas alemães de várias Universidades, Institutos e Hospitais do país, publicado na revista “Science Translational Medicine”, uma dieta rica em sal enfraquece o sistema imunitário.

Os investigadores começaram por introduzir dietas com alto teor de sal em ratos e descobriram que estes estavam mais susceptíveis a infeções bacterianas mais graves. Depois testaram em humanos, e foi-lhes dado todos os dias, seis gramas adicionais de sal, além da quantidade recomendada. Passado algum tempo, os voluntários começaram a mostrar sinais de deficiências imunitárias pronunciadas.

“O estudo demonstrou que o cloreto de sódio (sal) revigora as respostas imunes em vários contextos, e que o sal pode prejudicar as respostas antibacterianas dos neutrófilos. Estas deficiências de neutrófilos não se deviam diretamente ao sal ou à ureia, mas eram dependentes do hiperglucocorticoidismo induzido pelo sal. Além disso, os neutrófilos de voluntários saudáveis ​​eram menos capazes de controlar bactérias ex vivo após o consumo de uma dieta rica em sal”, indica a pesquisa.

Dado que a dieta ocidental típica está repleta de sal, estas descobertas revelam que as pessoas podem estar a tornar-se mais vulneráveis ​​a infecções bacterianas. Outra das conclusões retirada deste estudo, e ao contrário do que se pensava, aquando uma infeção bacteriana o consumo de sal deve ser reduzido.

Consulte o estudo aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa