Estudo: Consumo de cafeína pode ajudar a estimular o sistema cardiorrespiratório e vascular 260

De acordo com um estudo, publicado na revista científica – British Journal of Sports Medicine -, o consumo de cafeína pode ajudar a estimular o funcionamento do sistema cardiorrespiratório e vascular dos atletas, sobretudo aqueles que praticam exercícios aeróbicos, como caminhas, aulas de cycling ou natação.

Segundo Michael Lee, médico de família e diretor clínico da One Medical, citado pela revista Bustle, a “cafeína age como um estimulante do sistema nervoso central e, por isso, quando atinge o cérebro, as pessoas que a ingerem, geralmente, vão-se sentir mais acordadas”.

Os investigadores concluíram que a cafeína bloqueia o efeito de um neurotransmissor designado por adenosina, uma substância que o corpo cria ao longo do dia e que faz a pessoa ficar mais cansada.

Os especialistas desta investigação revelaram que, até ao momento, só eram conhecidos os estudos que envolveram grandes quantidades de cafeína, o que significa que ainda falta perceber o efeito da cafeína em doses mais pequenas.

Citado pela revista Bustle, Vivek Cherian, médico de medicina interna, explicou que o consumo de grandes quantidades de café pode causar alguns efeitos secundários, como tremores, ansiedade ou o aumento de batimentos cardíacos. Neste sentido, este médico considera que o consumo de seis chávenas de café por dia pode ser excessivo para uma pessoa que beba esta bebida regularmente.

Segundo a Food and Drug Administration (FDA), a recomendação é de 400 miligramas de cafeína por dia, o que corresponde a cerca de quatro ou cinco chávenas, dependendo do tamanho. Porém, os autores alertaram para a necessidade de se ter em conta a quantidade de cafeína que ingerimos.

Se houver um consumo diário excessivo de café ou bebidas com cafeína, as pessoas podem ganhar tolerância à cafeína e, segundo os autores, quanto maior for a tolerância, menor vai ser o impacto do café para o treino.

Para os investigadores, o ideal é beber cerca de 150 miligramas de cafeína uma hora antes de ir treinar, dedicando, ainda assim, especial atenção aos efeitos da cafeína no corpo durante o treino.

Para consultar mais informações sobre o estudo, clique aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa